Qual idade a testosterona é maior?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos. É nesse momento que o garoto vê seu corpo mudar, começando na adolescência, até que se torne um homem adulto.

Os níveis de testosterona variam ao longo dos dias e dos anos. Na adolescência e no início da fase adulta, acontece o pico de produção desse hormônio nos homens. No entanto, estudos mostram que, a partir dos 40 anos de idade, a quantidade desse hormônio cai de 1% a 2% por ano em pessoas do sexo masculino.

A partir dos 40 anos, o declínio da testosterona no organismo do homem gira em torno de 1% ao ano. O termo andropausa, comumente utilizado para caracterizar essa condição clínica, não deve ser utilizado, pois diferentemente da mulher, não ocorre uma pausa hormonal, e sim o seu déficit gradativo.

Nos homens, a alta nos níveis de testosterona acontece, com frequência, devido ao uso de esteroides anabolizantes ou à suplementação de testosterona. Outras causas de altos níveis de testosterona nos homens incluem tumores nas glândulas adrenais ou testículos.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Os homens passam por mudanças no corpo que vão além da puberdade. Por volta dos 35 anos, tem início uma queda de testosterona gradativa, a qual é denominada "andropausa".

Na adolescência, o hipotálamo fica mais sensível à ação dos hormônios, por isso, a produção excessiva de testosterona nos meninos pode deixá-los mais agressivos. “Um tumor no hipotálamo, por exemplo, pode ser responsável por atitudes ainda mais exageradas, mas neste caso, a causa é a doença.”

Pela manhã é quando ocorre o pico de hormônios, relacionado à libido elevada que muitos homens vivenciam nas primeiras horas do dia. Conforme as horas passam, a quantidade de hormônios diminui, até o ciclo começar novamente no dia seguinte.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  1. Diminuição da libido;
  2. Disfunção erétil;
  3. Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  4. Dificuldade de atingir o orgasmo;
  5. Diminuição das fantasias sexuais.

A produção de testosterona, principal hormônio masculino, atinge o seu ápice aos 20 anos. Os níveis se mantêm estáveis (entre 300 e 900 nanogramas por decilitro de sangue) até os 30 anos, quando começam a cair cerca de 1% ao ano. Essa queda ganhou o nome de andropausa, a versão masculina da menopausa.

No hipogonadismo ligado ao exercício, há uma diminuição na produção de testosterona por uma alteração funcional do hipotálamo e da hipófise - explica Roberto Zagury.

Uma recente revisão britânica que reuniu dados de 206 voluntários, por exemplo, descobriu que homens em dietas ricas em gordura tinham níveis de testosterona cerca de 60 pontos mais altos, em média, do que homens em dietas pobres em gorduras.

Órgãos: O uso excessivo de testosterona pode afetar negativamente o funcionamento da medula óssea, o fígado, coração e rins, levando a uma sobrecarga dos mesmos e possíveis lesões futuras.

Em geral, uma faixa total de testosterona de 300 a 1.000 ng/dl é considerada normal, de acordo com a Endocrine Society. A American Urological Association também utiliza 300 ng/dL como seu ponto de corte para o diagnóstico de baixos níveis de testosterona (hipogonadismo).

Cigarro e álcool são outros vilões para a testosterona. A nicotina atrapalha bastante a produção do hormônio, de modo que os fumantes podem apresentar níveis até 20% menores de testosterona do que não fumantes.

O alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa de testosterona no organismo. Além disso, o alho inibe a síntese de cortisol, hormônio ligado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona.

Ação da testosterona pode causar calvície nos homens
Esse hormônio, por meio do seu componente ativo di-hidrotestosterona, se liga nos receptores do folículo capilar e promove um afinamento dos fios”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Além de afinar os fios, a testosterona também atrofia os bulbos capilares.