Qual hormônio tem no Yasmin?

Perguntado por: nsalgueiro4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Yasmin® é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido às pequenas concentrações destes hormônios, considera-se Yasmin® um contraceptivo combinado de baixa dose.

Os contraceptivos orais combinados, entre eles o Yasmin®, estão entre os medicamentos mais sistematicamente estudados e amplamente utilizados disponíveis hoje. Yasmin® é eficaz e tem um perfil de segurança (benefício-risco) favorável, quando usado da forma indicada na bula aprovada pelas agências de saúde de cada país.

Yasmin® é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento proporciona também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal (aumento do volume do abdome), inchaço ou ganho de peso; melhora da acne e redução do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Os hormônios contidos em Yasmin® previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são inibição da ovulação e alterações na secreção cervical (do colo uterino).

Nesse período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão do último comprimido de Yasmin, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal). Inicie nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter parado ou não o sangramento.

Presença ou antecedente de tumor no fígado (benigno ou maligno); Presença de sangramento vaginal sem explicação; Ocorrência ou suspeita de gravidez; Apresenta hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de Yasmin®.

As pílulas simples apresentam em sua composição apenas o hormônio progesterona. Elas costumam agir na parte interna do útero (endométrio) e no muco cervical. Dentre as principais opções de medicamento desse tipo, destacam-se: Norestin.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez. Para essas mulheres, a pílula deve ser tomada todos os dias, sem interrupção.

o Yaz, apesar de conter a mesma dose de progestógeno que o Yasmin, possui menos estrógeno. O Diane 35 e o Selene são fabricados com os dois hormônios sintéticos, mas em baixa dose — as substâncias são as mais indicadas para o tratamento de acne.

Serve para prevenir a gravidez. Em função da sua composição, pode trazer benefícios como a redução das cólicas, prevenção do ganho de peso e diminuição da acne e do excesso de oleosidade na pele e cabelos.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

A progesterona mais indicada e usada é levonorgestrel, justamente devido a sua ação androgênica.

O Yaz, o medicamento irmão mais novo do Yasmin, contém menos estrógeno. A linha apresentou vendas mundiais de cerca de US$ 1,8 bilhão no ano passado, com base no posicionamento bem-sucedido pela Bayer do Yasmin e Yaz como os medicamentos ideais para mulheres com menos de 35 anos.

O índice de falha pode aumentar quando há esquecimento de tomada dos comprimidos ou quando estes são tomados incorretamente, ou ainda em casos de vômitos dentro de 3 a 4 horas após a ingestão de um comprimido ou diarréia intensa, bem como interações medicamentosas.

Tanto a pílula combinada (estrogênio + progesterona) quanto a pílula de progesterona oferecem proteção após o sétimo dia de uso. Este prazo é necessário para que o medicamento faça o efeito de impedir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso.