Qual hormônio tem na amora?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Diminui os sintomas da TPM e menopausa
O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

É benéfica para a saúde do coração
Na amora-preta, a presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenóides, atuam na prevenção e combate de doenças crônicas como doenças cardiovasculares. Além disso, a vitamina C presente na fruta ajuda no controle do colesterol e age contra o entupimento de artérias.

Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Amora contribui para o bem-estar feminino, pois promove o equilíbrio hormonal (puberdade, menopausa precoce, pós-menopausa) e aliviando a dor menstrual. É uma das principais plantas utilizadas no tratamento das ondas de calor durante a menopausa.

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Em relação ao estrogênio baixo, a principal causa é a menopausa. O mesmo acontece em casos de falência ovariana prematura (menopausa precoce).

Ao consumir alimentos com fitoestrógenos naturais, como isoflavonas, flavonas, quercetina, resveratrol, é possível equilibrar os níveis desse hormônio, evitando, assim, os sintomas da TPM, melhorando os da menopausa e, ainda, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue”, explica a dra.

Alimentos ricos em estrogênio natural: onde encontrar

  • Oleaginosas e sementes.
  • Soja e produtos derivados.
  • Frutas frescas e secas.
  • Alho.

A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.

Quanto tempo leva para amora fazer efeito? Comumente os efeitos se tornam perceptíveis já no primeiro mês.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 1.1. Rica em vitamina C.
  • 1.2. Rica em fibras.
  • 1.3. É fonte de vitamina K.
  • 1.4. Tem alto teor de manganês.
  • 1.5. Amora faz bem para o cérebro.
  • 1.6. Promove a saúde bucal.

Com isso, a mulher pode sentir dor no abdômen, ter a sensação de estômago cheio, enjoos, eructação e até vômitos. Esse é mais um sintoma de problemas hormonais que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher. Cansaço intenso também é um sintoma associado ao desequilíbrio hormonal na mulher.

progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. Portanto, é um hormônio muito importante no processo de gravidez.

Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;