Qual hormônio que produz pelo?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

A testosterona estimula o crescimento de pelo no púbis e nas axilas. A diidrotestosterona estimula o crescimento de pelos na região da barba, e a perda de cabelos no couro cabeludo. As condições que inclinam o equilíbrio hormonal em favor dos hormônios masculinos podem causar hirsutismo.

Costumam ser prescritos contraceptivos orais com estrogênio e progestina, supressores de andrógenos, esteroides de baixa dosagem, fármacos que reduzem os níveis de insulina e creme à base de eflornitina para diminuir o crescimento de pelos no rosto feminino.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

Normalmente, há uma combinação dos seguintes tratamentos:

  1. tratamento estético: depilação a laser para diminuir a quantidade e pelos,
  2. tratamento hormonal: indicado para doenças que causam desequilíbrios hormonais,
  3. mudança de hábitos: dieta balanceada e atividade física para pacientes com sobrepeso.

Antivel Plus penetra pela raiz do pêlo até atingir a papila, diminuindo o seu crescimento. Uma vez inibindo o pêlo não volta a crescer como antes do tratamento.

5 dicas de como se livrar de pelos indesejáveis

  1. Depilação com cera. ...
  2. Creme depilatório. ...
  3. Lâmina para remover os pelos indesejáveis. ...
  4. Depilador elétrico. ...
  5. Depilação a Laser.

Como atrasar o crescimento do pelo
Após a depilação, a dica para ajudar a prolongar o efeito lisinho da pele é passar gelo na região que acabou de ser depilada. Isso porque, o gelo imediatamente após a depilação faz com que os poros se fechem, postergando a necessidade de uma nova sessão para eliminação dos pelos.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

Medicamentos específicos
Alguns medicamentos podem provocar o exagerado crescimento de pelos nas mulheres. Remédios para tratar a endometriose, por exemplo, estão na lista. Outros que contenham substâncias como fenitoína, testosterona, ciclosporina, danazol, entre outros, também fazem parte desse grupo.

As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.

Obesidade e sobrepeso, porque favorecem o aumento dos hormônios androgênicos; Menopausa – as alterações hormonais próprias da menopausa podem provocar o crescimento de pelos temporais, especialmente no rosto (costeletas, queixo, bigode).

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é a principal quando tratamos da saúde capilar, pois participa de processos fundamentais no nosso organismo.

Progesterona e estrógeno
As fases de grande variação destes hormônios, como a adolescência, a gravidez, o período pós-parto e a menopausa, são propícias a causar a queda dos fios. Os desequilíbrios hormonais podem favorecer a queda temporária dos cabelos, até que ocorra novamente o ajuste dos níveis hormonais.

Este medicamento é destinado ao tratamento e prevenção da alopecia androgenética (queda de cabelos por fatores hormonais) em homens e mulheres.

Esse crescimento em excesso de pelos no rosto feminino se dá por conta da produção anormal de “hormônios masculinos”, que também são produzidos pelas mulheres, mas em níveis mais baixos. Essa condição é conhecida como hirsutismo.