Qual hormônio fica baixo na depressão?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

"O que se sabe que em doenças em que realmente há falta da produção de serotonina há sim a apresentação de sintomas psiquiátricos depressivos e psicóticos.

De acordo com a psiquiatra Danielle H. Admoni, quando os níveis hormonais estão em desequilíbrio, há uma disfunção estrutural nas reações fisiológicas, desencadeando sintomas típicos da depressão, como mudanças de humor, fadiga, distúrbios do sono, baixa libido e falta de motivação.

Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Uma deficiência de dopamina pode estar relacionada a certas condições médicas, incluindo depressão e doença de Parkinson . A deficiência de dopamina pode ocorrer devido a uma queda na quantidade produzida pelo organismo ou a um problema com os receptores no cérebro.

serotonina

A serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é um neurotransmissor. Ou seja, é a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si. Entre suas funções está a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.

Os hormônios sexuais também podem influenciar na quantidade de ansiedade que você sente. Alguns estudos ligam a escassez de testosterona ao aumento da ansiedade, enquanto baixos níveis de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, também podem estar ligados a sintomas de ansiedade.

Além do mau humor, a falta de serotonina causa dificuldade para dormir, ansiedade e, em níveis mais extremos, até depressão.

Entretanto não há exame para detectar depressão. O exame é clínico e deve ser realizado por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. A depressão é uma alteração do estado de humor.

Pessoas com baixos níveis de dopamina apresentam sintomas, como:

  • Falta de motivação e prazer;
  • Perda da libido;
  • Cansaço e fadiga excessiva;
  • Alteração dos movimentos;
  • Problema de concentração;
  • Perda de memória;
  • Insônia;
  • Mudança de humor.

O 5HTP (50mg) em cápsulas é uma fonte de serotonina, auxilia no tratamento de distúrbios do sono, problemas de memória, compulsão alimentar e tem ação antidepressiva. A serotonina é um neurotransmissor que promove bem-estar e prazer, e o aminoácido triptofano é o seu precursor.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  • Dificuldade para dormir;
  • Facilidade para acordar no meio da noite;
  • Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  • Diminuição da massa magra;
  • Mais flacidez na pele;
  • Ganho de gordura;
  • Menos energia para as atividades cotidianas.

Qual o nome do exame para saber a taxa hormonal? Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo.

Os níveis reduzidos podem deixar a mulher mais ansiosa e, em alguns casos, pode causar mau humor. A falta ou até mesmo a baixa desse hormônio pode afetar a pele, deixando-a mais ressecada”, comenta a professora Jaqueline Leite, docente do curso de Pós em Enfermagem Obstétrica.

Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Com a voltametria cíclica é possível “medir quanto de dopamina está sendo liberada de uma forma muito rápida quando alguma coisa acontece”.

A produção de serotonina e dopamina de forma natural
Veja abaixo: Proteínas: Ingerir proteínas permite que o nosso organismo obtenha os aminoácidos responsáveis pela produção da dopamina. Alimentos como a quinoa, o arroz com feijão e a semente de abóbora são excelentes pedidas.

Dopamina

Dopamina = preguiça
Tais informações podem contribuir, no futuro, para o tratamento de déficit de atenção e transtorno, depressão, esquizofrenia, além de outras doenças mentais ligadas à redução de motivação.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.