Qual hormônio faz nascer espinha?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Hormônios e a pele – Estrogênio
Constrói colágeno, reduz o tamanho do poro e mantém níveis de umidade, para que a pele seja macia e nutrida. Aos 40, estrogênio diminui nas mulheres, e deixa a pele mais fina e menos elástica. É o motivo de muitas enfrentarem rugas, pé de galinha e pele flácida neste estágio.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

Em geral, o tratamento hormonal é indicado para acne moderada a severa, e pode ser feito por meio de alguns contraceptivos hormonais orais, mais conhecidos por pílulas anticoncepcionais. Isso mesmo, a pílula pode e é muitas vezes indicada pelo ginecologista ou dermatologista para tratar a pele acneica.

O nutrólogo finaliza com quatro dicas muito eficientes no equilíbrio hormonal:

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Controlar o estresse. Observar o que você aplica na pele [evitar produtos que obstruam os poros]. E ter disciplina, ou seja, tirar um momento da sua noite pra cuidar da sua pele. Usar bons produtos que podem ser poucos mas de boa qualidade.

Faça uso de produtos específicos para o seu tipo de pele. Lavar o rosto duas vezes por dia ajuda a mantê-lo livre dos óleos liberados pelas glândulas sebáceas. Além disso, hidratação e esfoliação são sempre bem-vindas, com moderação. Falando de produtos, um que deve ser sempre usado é o protetor solar.

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

Ardências, dor durante a relação sexual, atrofia local, podendo incluir fissuras na pele, vaginites e vaginoses, queda de libido e dificuldade para atingir o orgasmo são sintomas relacionados à falta de níveis ideais de estrogênio na vagina.

Testosterona e DHT são dois hormônios que contribuem para a acne. Eles deixam o sangue e se ligam com receptores hormonais na pele, onde ampliam a glândula sebácea e aumentam a quantidade de óleo que produz, o que pode resultar em células mortas de adesivo e mais bloqueios de folículos.

Com isso, esse tipo de acne pode surgir na sua pele, isso muitas vezes acontece porque esses fatores hormonais podem aumentar a oleosidade da pele. Esse tipo de acne pode surgir com maior frequência na gravidez ou com a ingestão de anticoncepcionais, que são fatores e ocasiões que geram alterações hormonais no corpo.

O que comer para evitar espinhas?

  • Cúrcuma.
  • Ácidos graxos ômega 3.
  • Alimentos probióticos.
  • Alimentos ricos em vitaminas A e E.
  • Alimentos ricos em zinco.
  • Levedura de cerveja.
  • Alimentos ricos em resveratrol.
  • Evitacne.

Peixes. É importante incluir na dieta alimentos como peixes "gordos", que são fontes de ômega 3. Eles diminuem a inflamação das células que bloqueiam os poros, e consequentemente, causam a acne. Aposte em salmão, bacalhau, atum e sardinha.

Quando existem mais androgênios fazendo ligação com os receptores das glândulas sebáceas, mais sebo é produzido. Isso pode acarretar um aumento perceptível na oleosidade da pele e pode levar à acne. A produção de sebo pode variar ao longo do ciclo menstrual.

Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.

Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.

Remédios para espinhas com quadros leves

  1. Ácido salicílico.
  2. Peróxido de benzoíla.
  3. Retinoides: tretinoína e adapaleno.
  4. Antibióticos: clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla.
  5. Ácido azeláico.