Qual hormônio alimenta a endometriose?

Perguntado por: snogueira4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

A endometriose é uma doença estrogênio-dependente. Isso significa que é a ação do hormônio estrogênio que faz a doença se desenvolver, uma vez que ele atua no tecido endometrial, mesmo quando fora da cavidade uterina.

A progesterona é um hormônio que, entre outras ações, tem um efeito antiproliferativo do endométrio, levando atrofia do tecido endometrial. Considerando que a endometriose é o crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina, o uso de progesterona tem se mostrado muito eficaz no controle da doença.

Conclusão dos autores: Terapia de reposição hormonal em mulheres com endometriose em menopausa pós-cirúrgica pode resultar em dor e recorrência da doença. No entanto, a evidência na literatura não é forte o suficiente para sugerir a privação desse tratamento em pacientes sintomáticas.

Quais alimentos pioram a endometriose? A carne vermelha, bem como alimentos embutidos e processados (presunto, mortadela e até mesmo o peito de peru).

É unânime entre os especialistas que os exercícios físicos, ao melhorarem o condicionamento e disposição corporal, ajudam no tratamento da endometriose. As atividades mais comuns são acupuntura e fisioterapia. Para saber qual é a mais adequada para você, procure seu médico.

Hormônios: o hormônio estrogênio parece promover a endometriose; Problemas com o fluxo do período menstrual: é a causa mais provável de endometriose. Parte do tecido eliminado durante o período flui através da trompa de Falópio para outras áreas do corpo, como a pelve.

A endometriose é uma doença crônica provocada pela migração do tecido que reveste a cavidade uterina, o endométrio, para outras partes do corpo, principalmente para o abdome, além de ovário, ligamentos uterinos, bexiga e intestino. As mudanças ocorridas na vida da mulher tem favorecido o aumento da endometriose.

As pílulas anticoncecionais combinadas (contém estrogênio e progesterona) são geralmente o primeiro passo no tratamento de pacientes com endometriose, dor pélvica e períodos dolorosos.

Os estrogênios, em específico, atuam junto com a progesterona provocando a modificação das células do endométrio, tecido que reveste o útero por dentro. O estradiol é responsável por estimular a proliferação celular no endométrio, deixando o tecido mais espesso para a possível fixação de um embrião.

Progesterona : Também foi um dos primeiros tratamentos medicamentosos para endometriose. O uso constante deste hormônio leva à atrofia dos implantes, da mesma forma que os anticoncepcionais, elimina o processo inflamatório causado pela doença.. Pode-se usar via oral ou a injetável trimestral.

Para as mulheres com endometriose, a caminhada pode ajudar a manter o corpo ativo e na produção de substâncias analgésicas. Estabelecer médias diárias é o primeiro passo para a adoção desse hábito. Exigindo mais esforço físico que a caminhada, a corrida é benéfica para diversos sistemas do organismo.

A reposição hormonal à base de estrogênios pode reativar as lesões de endometriose, o que pode reativar os sintomas. Os endometriomas ovarianos na pós menopausa também requerem monitoração periódica.

Alguns suplementos como a vitamina D, antioxidantes, ômega 3, dietas pobres em oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis (FODMAPs) podem contribuir para minimizar alguns sintomas dessa patologia e que muitas vezes estão associados a processos inflamatórios.

De acordo com o ginecologista Alexandre Brandão Sé, não é possível prevenir a endometriose. “Não existem formas de prevenção da endometriose. Caso a paciente apresente os sintomas, apenas com o tratamento adequado será possível controlá-los”, afirma o médico.

Uma boa alimentação pode ser uma aliada para endometriose tratamento natural. Lógico que não é só começar a fazer exercícios e pronto. A alimentação adequada também deve ser uma grande aliada, não só para a manutenção da prática de exercícios, mas também para atuar de forma preventiva no caso da doença.

Esteja atenta também ao glúten.
Essa proteína presente nos grãos, como trigo, centeio e cevada, pode ser muito prejudicial para mulheres que sofrem com endometriose. Afinal, por se tratar de uma proteína de difícil digestão, ela acarreta o desenvolvimento de inchaço abdominal e aumento dos níveis de dor pélvica.

Assim que é diagnosticada, a endometriose pode ser tratada basicamente por dois métodos: medicamentos ou cirurgia. Sendo que a escolha do método mais indicado vai depender dos sintomas e do nível de evolução da doença.

Alívio da dor
Nessa categoria enquadram-se os AINEs (medicamentos anti-inflamatórios não esteroides), como o ibuprofeno e a nimesulida. Esses medicamentos atuam no corpo amenizando os focos de inflamação e assim reduzindo as dores.

Produtos relacionados

  • Dr Oetker Chá De Camomila C/10 Sachês.
  • Chá De Hortelã 10 Sachês - Chá Mais.
  • Chá De Alecrim Orgânico Kampo De Ervas 30G.
  • Vick Pyrena Sabor Maçã E Canela 5G.

Estudos epidemiológicos afirmam que há uma relação entre a endometriose e o desenvolvimento de câncer, principalmente no que tange ao câncer de ovário. Diz-se que uma possível transformação maligna das células acometidas pela endometriose pode levar ao surgimento de um câncer.

No entanto, por causa daquele gatilho imunológico, o elo com determinados estados emocionais é nítido: "A endometriose é comum em mulheres ansiosas. E piora bastante quando a paciente vive uma fase estressante. Não adianta dar remédio, nem operar sem examinar o estilo de vida.