Qual horário oficial de justiça pode intimar?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Conforme o artigo 172 do Código de Processo Civil, os mandados judiciais decorrentes de processos cíveis podem ser cumpridos no período que vai das 6 horas da manhã até as 8 horas da noite, de segunda a sábado.

Art. 275. § 2º Caso necessário, a intimação poderá ser efetuada com hora certa ou por edital. A entrega por hora certa, como o nome já fala, é um agendamento realizado pelo oficial de justiça, que indica que o mesmo estará no endereço dado pela parte em um horário específico.

O Projeto de Lei 2804/21 proíbe a realização de operações de busca e apreensão domiciliar no período das 20h até as 6h. O texto altera a nova Lei de Abuso de Autoridade, que atualmente proíbe as operações entre as 21h e as 5h.

No dia a dia, suas tarefas incluem fazer pessoalmente intimações, prisões, citações, apreensão judicial de bens e entrega de mandados. Como resultado, essa é uma função que envolve a entrega de más notícias e trabalhar sob pressão, o que requer um alto nível de controle emocional por parte do oficial.

Art. 227. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Não quero comparecer
Ao fazê-lo, você poderá responder por desobediência e, em casos extremos, ser preso. Se não há justificativa para o não-comparecimento, a Justiça pode responder de forma coercitiva, levando-lhe à força para cumprir o seu dever, no caso, de depor.

Para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as intimações judiciais feitas por WhatsApp são sim consideradas válidas!

O que fazer? Nesta situação aconselho pedir a citação do pai ou da mãe por hora certa. O Código de Processo Civil prevendo a ocultação do réu em não querer receber a citação e por conta disso paralisar o processo assegurou ao autor da ação o ato processual da citação por hora certa.

Ao momento em que você recebe uma intimação por via eletrônica ou correio, é essencial que você verifique sua veracidade. Por isso, para conferir de forma gratuita, você pode telefonar para o Cartório ou acessar com o CPF ou CNPJ pelo site www.pesquisaprotesto.com.br ou www.protestosp.com.br.

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição. Entretanto, em situações excepcionais, este prazo pode ser reduzido, como nas hipóteses de audiências próximas, liminares, mandados que se refiram a réus presos ou mandados de plantão.

A Lei nº 13.869/2019 (Nova Lei de Abuso de Autoridade) , tipificou como crime a conduta daquele que cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).

XI , da CF e art. 245 do CPP , o cumprimento de ordem judicial de busca e apreensão só é possível durante o dia, no período compreendido entre 6h e 18h, conforme reconhecido pela jurisprudência, e permitindo-se a entrada em período noturno somente em hipóteses excepcionais, conforme previsto no referido texto legal. 3.

Anteriormente, era compreendido que o horário poderia ser até às 18hs, tendo alguns juristas o entendimento de que não podia passar das 20 hs, mas agora, conforme o artigo 22, § 1º, inciso III, este horário passa a ser das 5hs da manhã até às 21hs. Referências: Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade).

Assim como todos os visitantes, o oficial de justiça deve estar devidamente identificado e precisa apresentar o mandado judicial. Estando de acordo, o funcionário da portaria deverá liberar o acesso, caso solicitado, e fornecer as informações corretas sobre a condição do imóvel.

R$ 2.272,89

O salário médio de um Oficial de justiça no Brasil é de R$ 2.272,89. Os estados onde a profissão de Oficial de justiça têm os melhores salários são Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Escrivao Judicial, Escrivao Extra - Judicial e Escrivao de Policia.

Caso você seja procurado ou contatado por um Oficial, não significa necessariamente que esteja com problemas com a justiça, mas há um juiz determinando sua notificação pessoal para que saiba de determinado assunto. Essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa.

FORMAS DE INTIMAÇÃO
· Intimação por correspondência: carta registrada com obrigatoriedade de assinatura do Aviso de Recebimento. · Intimação eletrônica: como o próprio nome diz, é feita pelos meios eletrônicos. Recentemente o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu intimações feitas pelo Whats App.

O melhor é ir ao até o Cartorio onde tramita o processo e questionar ao funcionário. Porém, como trata-se segredo de justiça será fornecida informação somente ao advogado cadastrado no processo ou a parte.