Qual horário a testosterona aumenta?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Qual horário do dia o corpo produz mais testosterona? De acordo com pesquisas, a maior parte da produção de testosterona ocorre durante a manhã, com picos no início da manhã, geralmente entre 6h e 9h da manhã.

Alimentação que podem ajudar a aumentar testosterona · Carnes magras · Frutas · Alho · Gorduras insaturadas · Ovos, vegetais e leguminosas. Algumas dicas para aumentar a testosterona incluem comer alimentos ... boa noite de sono, porque ajudam a aumentar os níveis de testosterona ...

Uma boa noite de sono, dormindo mais de 5 horas seguidas, aumenta a produção de testosterona e diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse e que pode promover o aumento do peso quando encontra-se em excesso, o que também pode interferir negativamente na produção de testosterona.

Exercícios de alta intensidade e treinos de força
Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. Há várias fórmulas que o podem ajudar a fazer subir os níveis desta hormona. Mas, atenção, deve consultar sempre o seu médico para não ter um efeito contraproducente.

O nível normal de testosterona em homens varia de 300 a 1000 nanogramas (ng) por decilitro (dl) de sangue.

40 anos de idade

Na adolescência e no início da fase adulta, acontece o pico de produção desse hormônio nos homens. No entanto, estudos mostram que, a partir dos 40 anos de idade, a quantidade desse hormônio cai de 1% a 2% por ano em pessoas do sexo masculino.

De acordo com Bruno Viotti, profissional de educação física, a testosterona tem ação anabólica. Assim, estimula a reconstrução do tecido muscular exigido durante o exercício, o que favorece o aumento de força e a hipertrofia. Além disso, aumenta a libido e a energia.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D. Estilo de vida saudável faz parte deste processo: praticar atividade física regular, principalmente musculação, além do sono regenerador.

Má alimentação. Estresse. Obesidade. Consumo (e efeitos colaterais) de medicamentos.

“Alimentos ricos em açúcar, no geral, alteram a glicose no sangue, provocando diminuição no desejo sexual”, destaca Paulo. “Quando consumida em excesso, a soja pode diminuir os níveis de testosterona, prejudicando a libido”, descreve.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

No caso do gel de testosterona (Androgel) o efeito começa após 1h de aplicação mas se estabiliza após 2 dias de uso. Se for utilizado o undecilado de testosterona (Nebido ou Hormus) a ação ocorrem a partir do primeiro dia com concentrações máximas em 7 a 14 dias. Até mais!

Em relação ao uso desse produto ao invés de qualquer outro tipo de aplicação, pode-se citar a rápida ação hormonal, uma vez que a testosterona é absorvida pela pele. Em apenas alguns dias após iniciar a aplicação já é possível sentir os seus efeitos.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.