Qual história tem o feijão mágico?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

"A história conta, que um menino, chamado João, vai ao mercado à pedido de sua mãe para vender a vaca da família. Quando a criança chega ao mercado, um estranho lhe propõe cinco feijões mágicos em troca do bovino. João aceita e volta para casa com os feijões no bolso.

QUANDO ESTAVA QUASE CHEGANDO AO CHÃO, GRITOU PARA SUA MÃE, QUE O ESPERAVA: - MAMÃE, VÁ BUSCAR UM MACHADO, TEM UM GIGANTE ATRÁS DE MIM! COM O MACHADO, JOÃO CORTOU O TRONCO, QUE CAIU COM UM ESTRONDO. FOI O FIM DO GIGANTE.

João pega um machado e corta o pé de feijão derrubando consigo o malvado gigante que morre na queda. O gigante que havia acordado e percebendo que seus bens haviam sido surrupiados começa uma breve perseguição, porém cai e nada mais pode fazer.

EM VEZ DE VENDER, JOÃO TROCOU A VACA POR CINCO GRÃOS DE FEIJÃO. SUA MÃE FICOU BRAVA E JOGOU OS GRÃOS PELA JANELA.

UM MENINO CHAMADO JOÃO QUE VIVIA COM A SUA MÃE NO CAMPO. ELES ERAM UMA FAMÍLIA POBRE QUE TINHA POUCO DINHEIRO. A MÃE FICOU DOENTE E ELES NÃO TINHAM COMO COMPRAR OS MEDICAMENTOS. PARA ARRANJAREM DINHEIRO, DECIDIRAM VENDER A VACA.

As primeiras histórias em que o personagem aparece são as Fábulas de Esopo —um escritor grego de 2.400 anos atrás. Depois, nas famosas histórias dos Irmãos Grimm. O lobo está lá em “Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos” e “Pedro e o Lobo”, por exemplo.

Com o ouro que trouxe do castelo eles passaram a viver muito bem, mas com o tempo o ouro acabou e então João resolveu voltar ao castelo do gigante. Quando chegou lá, entrou pela cozinha e se escondeu no forno. Logo depois o gigante chegou. Gigante: Sinto cheiro de criança.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Principais pragas da plantação de feijão. O feijoeiro pode estar associado a uma série de pragas.

Um conto de fadas muito conhecido virou tema desta atividade de leitura e interpretação de texto para o 4º ano: João e o pé de feijão.

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores.

A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas). Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias.

Os príncipes dos contos de fadas clássicos citados foram: em primeiro lugar, a Fera, do conto A Bela e a Fera; em segundo, empatados, o Príncipe da Bela Adormecida, o Príncipe da Branca de Neve e o Príncipe da Cinderela; em último, o Príncipe da Rapunzel.

A história “João e o pé de feijão”, foi utilizada como pretexto para a compreensão do processo de germinação de outra semente, no caso, salsa. Através disso, as crianças perceberam que os feijões não nasceram de um dia para outro porque não são frutos da imaginação, e sim grãos de verdade.

O texto “Por um pé de feijão” é classificado como conto, pois apresenta alguns elementos característicos desse gênero textual. Os contos são narrativas ficcionais breves e escritos no formato de prosa. Caracterizam-se por serem concisos, possuírem apenas um conflito e uma ação.

O conto foi divulgado por Joseph Jacobs, escritor australiano, em 1853. Ele morou na Inglaterra, estudou e publicou contos do folclore inglês durante sua permanência naquele país, sendo mais conhecido por sua grande contribuição para a literatura infantil.

Quando você colocar o feijão na água, alguns caroços podem boiar, separe-os com uma peneira ou com as mãos, caso a água ainda não esteja quente. Os caroços boiam por conta do ar que pode ter acumulado em seu interior, seja por ter abrigado algum inseto ou simplesmente por estar um pouco velho.

Durante o remolho, é importante notar se os grãos que boiam possuem algum tipo de furo que pode ter sido causado por carunchos – pequenos insetos que se alimentam da leguminosa e depositam fezes nos alimentos. Nos dias mais quentes, é importante deixar o feijão de remolho dentro da geladeira.

O saco de feijão pesa 1 kg, que significa 1000g totais, dividindo-se este valor pelo peso médio dos caroços, 1000g/0,278g = 3.597 caroços, ou seja, para se fazer uma feijoada são necessários 3.597 caroços.

A mãe então pede que João venda Branca-de-Leite na feira para conseguir algum dinheiro. Porém, o menino em seu caminho cede à oferta de um estranho de trocá-la por feijões mágicos.