Qual Hiperonimo pode fazer referência a todos os seres vivos citados no texto?

Perguntado por: ssiqueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O hiperônimo que pode se referir a todos os seres vivos citados é "animais".

Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.

Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.

O hiperônimo é a palavra com sentido geral, portanto, as palavras correspondentes às de gato, rosa e amor são: felino – flor - sentimento.

Os hiperônimos são palavras de sentido genérico e possuem um significado mais amplo. Exemplos : Insetos é hiperônimo de borboleta, mosca e mosquito. Legume é hiperônimo de batata e cenoura.

Teuthida

As lulas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea da ordem Teuthida.

Ainda que possua variação de tamanho, os polvos tendem a ficar menores que as lulas. Isso porque eles podem medir desde 5 centímetros a quase 6 metros. A espécie de polvos com maior população é a de Octopus vulgaris, o polvo comum, que tem em média 70 cm.

Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas, os náutilos e os chocos....

Resposta verificada por especialistas. O hiperônimo que pode se referir a todos os seres vivos citados é "animais".

O hiperônimo é uma palavra cuja significação inclui o sentido de diversas outras palavras, é uma palavra que se refere a todos os seres de uma “espécie”: Animal é hiperônimo de gato, tartaruga, burro, boi etc. Fruta é hiperônimo de laranja, uva, maçã, morango etc.

Esta: pronome demonstrativo; O animal: substantivo, que não é sinônimo de baleia. Trata-se de um hiperônimo; A jubarte: é a baleia.

O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.

Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.

Todos são derivados de leite, ou seja, "laticínios".

Os hipônimos, por consequência, são termos que têm significados mais específicos em relação a outros. Utilizando o exemplo acima, cachorro, cavalo, peixe, andorinha e rato são hipônimos em relação à Animal. Observe que essa é uma conceituação essencial para a construção textual.

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

Explicação: Os hiperônimos são palavras que dão um sentido genérico, mais abrangente a sub palavras relacionadas, chamadas hipônimos. Os hiperônimos de amor e ternura são o sentimento.

Assim, a palavra futebol é um hipônimo da palavra esporte; este, por sua vez, é um hiperônimo da palavra futebol.

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

As cerca de 300 espécies conhecidas de polvos que habitam os nossos oceanos possuem uma característica singular: têm oito braços.