Qual herbicida tem residual no solo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Já herbicidas, como picloram e imazapyr, apresentam efeito residual no solo e podem chegar em até 3 anos o intervalo para plantio de culturas sensíveis como algodão, tomate, batata e soja.

De maneira geral, o herbicida permaneceu no máximo 120 dias no solo a ponto de afetar negativamente o crescimento das plantas.

Tempo em que um produto químico ou biológico mantém seu princípio ativo como protetor ou defensivo no ambiente em que foi colocado (plantas, alimentos, solo, ar, água etc.)

Este tempo é medido por meio da meia-vida do herbicida, necessário para que um produto atinja a metade da concentração original após a aplicação. Assim, a meia-vida pode ser curta (até 90 dias no solo), média (91 a 180 dias no solo) ou longa (acima de 180 dias no solo).

pH do solo e o residual de picloram
Como o pKa do picloram é de 2,3, é provável que o pH do solo esteja sempre acima. Assim, quanto maior o pH, maiores as chances do herbicida sofrer lixiviação.

Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Quando a molécula de um herbicida chega ao solo, ela pode sofrer os processos de degradação e sorção, e os resultados destes dois processos podem ser: a absorção da molécula pelas plantas, a lixiviação da molécula para camadas subsuperficiais do solo, podendo até mesmo atingir os cursos de água subterrâneos, ou a ...

TORDON XT é um herbicida indicado para controle de plantas daninhas na cultura de pastagem. Recomenda-se adicionar 0,3% v/v de adjuvante óleo mineral à calda herbicida (0,3 litros em 99,7 litros de calda).

Segundo os fabricantes desse herbicida, os produtores devem observar o prazo de 60 dias após a aplicação do chlorimuron-ethyl para feijão, trigo, algodão e milho. Para outras culturas, a recomendação é fazer bioensaios antes do plantio em rotação.

O produto é um herbicida seletivo de ação sistêmica e pós-emergente recomendado para o controle de plantas infestantes em áreas de pastagem. O produto é aplicado em volume de água suficiente para uma distribuição uniforme, e pulverizado por meio de equipamento tratorizado ou aéreo.

1 Dias após a aplicação dos tratamentos.

O que são desinfetantes de efeito residual? Alguns produtos de ação desinfetante são caracterizados pelo efeito residual. E o que isso quer dizer? São substâncias reagentes que permanecem no local onde foram aplicadas por determinado período, já que se degradam lentamente.

Também conhecidos como pesticidas e defensivos, eles são divididos em três categorias, cada um com seu alvo em específico: Herbicida: age contra ervas daninhas; Fungicida: contra fungos que causam doenças; Inseticida: contra insetos.

L-glufosinato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

Culturas indicadas: "MSMA 720" é um herbicida pós-emergente de contato, seletivo, indicado para o controle de plantas daninhas (mono e dicotiledôneas) na cultura da Cana-de-açúcar e Algodão.

O 2,4-D é um herbicida sistêmico e seletivo. Seu princípio ativo é o ácido 2,4-diclorofenoxiacético. O mecanismo de ação do 2,4-D é a imitação do efeito das auxinas nas plantas. Elas são hormônios que, em altas concentrações, alteram o crescimento e a divisão celular vegetal, causando a morte das plantas.