Qual herbicida mais usado?

Perguntado por: nfernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Glifosato

Atualmente o N-(fosfonometil) glicina (glyphosate) é o herbicida mais utilizado no Brasil e no mundo. Apresenta espectro de controle muito amplo, quase não havendo seletividade, podendo controlar mais de 150 espécies de plantas daninhas, em diversas culturas.

Estes agrotóxicos respondem por cerca de 70% do total utilizado no Brasil: glifosato; 2,4-D; mancozebe; acefato; óleo mineral; atrazina; óleo vegetal; paraquate (dicloreto); imidacloprido; e oxicloreto de cobre. Fonte: Anvisa (2018) e Pan consolidated (2018).

Dicamba é o nome comercial de um herbicida da Basf que tem como princípio ativo o glufosinato de amônio, produto concorrente ao glifosato - e, portanto, ao Roundup da Monsanto.

L-glufosinato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

Glifosato

Glifosato é o melhor herbicida não seletivo do mercado. Acaba com as ervas daninhas de uma vez, com efeito rápido e eficaz. Já vem pronto para uso. Glifosato Citromax é um herbicida sistêmico e de ação não seletiva, eficaz no controle de ervas daninhas (Ipomoea sp e Brachiaria Plantaginea).

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Glifosato

O Glifosato é um herbicida sistêmico que elimina quaisquer plantas sobre as quais é aplicado, independente da espécie ou da parte do vegetal. É indicado para limpar o terreno ou eliminar ervas daninhas, especialmente as folhosas perenes e gramíneas que competem com as culturas que se deseja plantar no solo.

O herbicida atrazina é o quinto mais vendido no Brasil, sendo muito utilizado na produção de milho e, como o 2,4-D, controla um grupo de plantas daninhas. Também é mais barato e, com a perda de eficiência do glifosato, tornou-se mais procurado.

Glifosato, herbicida mais usado no Brasil, está 233% mais caro que em 2020 e pode atingir novo pico nas próximas semanas, com aumento de até 70%

à vista R$ 358,90.

O aumento do preço das matérias-primas e os problemas logísticos enfrentados pela China fizeram com que o preço do Glifosato no mercado internacional aumentasse expressivamente no ano de 2021. No Brasil, este aumento chegou a 49% no preço nacional, quando comparado o preço médio em 2021 em relação a 2020.

Roundup Original Mais é a terceira geração desse herbicida. A sua vantagem é ser mais concentrado que os outros produtos e possuir em sua fórmula 480g/L de equivalente ácido. Outra vantagem é que tem sal de di-amônio e uma formulação mais moderna.

Glifosato (Glyphosate)
Atualmente o N-(fosfonometil) glicina (glyphosate) é o herbicida mais utilizado no Brasil e no mundo. Apresenta espectro de controle muito amplo, quase não havendo seletividade, podendo controlar mais de 150 espécies de plantas daninhas, em diversas culturas.

A escolha do herbicida a ser usado depende basicamente do custo do tratamento, da eficiência sobre as plantas daninhas que estão ocorrendo na área, do tipo de solo, do sistema de cultivo, da tolerância da cultura, da cultura que será usada em rotação e das culturas adjacentes.

Um herbicida consiste num produto químico usado para controlar, suprimir, matar plantas ou interromp...

Herbicida não seletivo
O Glyphosate e sulfosate são herbicidas não seletivos registrados para dessecação de manejo das plantas daninhas em áreas de semeadura direta, enquanto paraquat, diquat e amônio-glufosinato são mais utilizados para dessecação pré-colheita.

Na maioria das plantas daninhas, a ação de Roundup® começa imediatamente após a aplicação do produto. A morte total da planta ocorre lentamente, em um período que pode durar de 7 a 14 dias após a aplicação.