Qual habilidade da Bncc trabalha a cruzadinha?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Campo da vida pública Leitura / escuta (compartilhada e autônoma) (EF01LP27) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e Compreensão em leitura • Regras da escola Page 3 regulamentos, que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros textos do campo da vida ...

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

(EF35EF01) Experimentar e desfrutar de brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

Atividades com a habilidade (EF12LP03) - Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. 1. LEIA O TEXTO ATENTAMENTE E SEPARE COM UM TRAÇO COLORIDO AS PALAVRAS.

O Caça Palavras é um passatempo que treina a habilidade de percepção e concentração, pois nele você deve encontrar palavras que estão escondidas no meio de várias letras. Ajuda a desenvolver a leitura e a escrita. É um importante auxílio no processo de alfabetização.

A cruzadinha é uma forma simples de trabalhar a formação de palavras. Neste jogo trabalhamos com palavras dissílabas e trissílabas. O jogo contém 18 cartelas divididas em 9 folhas de A4. Seu público alvo são crianças que estão no ciclo de alfabetização silábico-alfabético.

EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/ ...

EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Atividades com habilidade (EF01LP04) - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

A habilidade EF01LP09 consiste em: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

A habilidade EF15LP14 consiste em: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

A habilidade EF15LP17 consiste em: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

A habilidade EF15LP07 consiste em: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.