Qual habilidade da BNCC que trabalha o alfabeto na Educação Infantil?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
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A habilidade EI03EF09 consiste em: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

Os alunos deverão desenvolver a habilidade de reconhecer e diferenciar as letras do alfabeto, assim como seus nomes, som e forma.

Nesta fase, é necessário que os alunos adquiram conhecimentos básicos para sua formação, como capacidade de reconhecer letras e sílabas, além de saber escrever e ler.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Qual é a importância do alfabeto para a escrita? A escrita, e mais especificamente o letramento, são fatores primordiais para que a função social da linguagem seja completamente incorporada no dia a dia da criança. Alfabetizar nada mais é que ensinar a criança a decodificar os símbolos: letras e números.

A estrutura proposta pela BNCC se assemelha a essa organização. No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

7 dicas de como ensinar o alfabeto de forma divertida

  1. Leia livros infantis com o seu filho. O hábito de ler livros para as crianças pode ser iniciado até mesmo quando elas ainda estão na barriga da mamãe. ...
  2. Faça uso de músicas infantis para aprender brincando.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

A habilidade EI03EF04 consiste em: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

A habilidade EI03EO05 consiste em: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. Reconhecer as pessoas que fazem parte de sua comunidade e conversar com elas sobre o que fazem.

Plano de aula reconhecendo as letras: Vogais de acordo com a bncc para Educação Infantil. (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. Objetivos de Aprendizagem: Dramatizar a história das vogais.

Reconhecer o som da letra A nas palavras apresentadas. Identificar a letra A nas palavras apresentadas. Grafar a letra A em atividades de escrita.

O alfabeto móvel foi um recurso de suma importância para a leitura e escrita dos alunos, pois possibilitou reconhecimento das letras, sons (fonológica e sonora), formação de palavras e socialização de conhecimento entre os próprios alunos.

Trata-se de um processo complexo de apropriação da escrita, que muitas vezes se expressa sob a forma de uma escrita espontânea, a qual costuma ser inibida pelos métodos tradicionais de alfabetização, conforme demonstra o trabalho de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita.