Qual habilidade da BNCC para raciocínio lógico?

Perguntado por: irocha3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre as competências específicas para o ensino da matemática, está o desenvolvimento do “raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo”.

HABILIDADES: (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

O termo “raciocínio lógico” diz respeito a capacidade de organizar dados através de premissas válidas para chegar a uma conclusão. Ele é fundamental para preparar os seus filhos para situações mais complexas.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Jogos de raciocínio lógico são importantes para o desenvolvimento infantil, pois estimulam habilidades cognitivas importantes para a criança, tais como memória, atenção e concentração. Afinal, o aluno precisa solucionar problemas e traçar estratégias para vencer o oponente.

Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos. Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução. Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Quais são as 8 melhores atividades que estimulam a lógica?

  • Jogos de sequência lógica. Existem alguns passatempos que são voltados especialmente para despertar a habilidade de raciocinar, como os jogos de sequência lógica. ...
  • Quebra-cabeças. ...
  • Jogos de tabuleiros. ...
  • Videogames. ...
  • Aulas de programação. ...
  • Música. ...
  • Leitura. ...
  • Mímica.

A habilidade EF04MA10 consiste em: Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

Geometria (EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.

A habilidade EF04MA25 consiste em: Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

A habilidade EF04GE08 consiste em: Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

A habilidade EF15LP13 consiste em: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

A habilidade EF02CI05 consiste em: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

A habilidade EI02EF03 consiste em: Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

A habilidade EI02EF01 consiste em: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

A habilidade EI02EF07 consiste em: Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.