Qual guerra o Brasil perdeu?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos
Guerra da Cisplatina
Questão do Prata
Em sentido horário: Batalha de Sarandi Batalha do Passo do Rosário Juramento dos Trinta e Três Orientais Batalha de Juncal
Data10 de dezembro de 1825 – 28 de agosto de 1828
LocalSul do Brasil, Uruguai e foz do Rio da Prata.

Segunda Guerra Mundial

O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25 mil pracinhas, entrou em combate na Europa a partir do segundo semestre de 1944.

Por causa da tensão permanente na Cisplatina, iniciou-se uma rebelião, em 1825, organizada por Juan Antonio Lavalleja. Nessa rebelião, Lavalleja e seus aliados (conhecidos como “33 orientais”) declararam a separação da Cisplatina do Brasil e a sua vinculação com as Províncias Unidas.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. Ela se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870.

Guerras que o Brasil participou

  • 1 - Guerra da Independência do Brasil.
  • 2 – Guerra da Cisplatina.
  • 3 – Guerra do Paraguai.
  • 4 – Primeira Guerra Mundial.
  • 5 – Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.

A Guerra do Paraguai, porém, foi o mais longo e violento. Começou em 1864 e terminou em 1870, com a derrota do Paraguai para os países que formaram a chamada Tríplice Aliança: o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

O poderio militar do Brasil é o 10º maior do mundo. O país é o segundo mais forte das Américas, perdendo no continente apenas para os Estados Unidos, que são os líderes mundiais. Os dados são do site GlobalFirePower, que faz anualmente um levantamento do poder militar de países por todo o planeta, denominado GFP Index.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

Em 1825, os uruguaios conseguiram expulsar os brasileiros e, então, Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia no mesmo momento. A independência do Uruguai só foi reconhecida por brasileiros e argentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu.

Em 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado ao "Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve", sob comando do rei Dom João 6º. A região foi batizada de "Prvíncia Cisplatina", que significa "aquém do Rio da Prata".

Este território, antiga Província da Prata, hoje é o Uruguai, e esta derrota foi uma das principais causas da crise do Primeiro Reinado e da abdicação prematura de Dom Pedro I.

Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.

Você sabia que nos anos de 1936 e 1937 o Brasil esteve à beira de uma guerra civil? Assim como em 1932 São Paulo fez a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas, na passagem de 1936 para 1937 as tensões ferveram entre o governador José Antônio Flores da Cunha, do Rio Grande do Sul, e o presidente do Brasil.

Sendo que, após o fim da Primeira Guerra em 1918, os Estados Unidos tornaram-se a grande potência fora do continente europeu. A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte.