Qual guerra aconteceu em 1962?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Crise dos Mísseis de Cuba: o evento que quase levou à guerra nuclear entre EUA e URSS. Na noite de 22 de outubro de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John F.

Em outubro de 1962, após 15 anos de Guerra Fria, a descoberta da instalação de mísseis soviéticos em Cuba deixa o mundo à beira de um conflito nuclear.

No dia 20 de junho de 1963, os Estados Unidos e a União Soviética acertaram uma "linha direta" entre a Casa Branca e o Kremlin para evitar a guerra em caso de crise. Durante toda a Guerra Fria, o perigo de um conflito nuclear nunca esteve tão iminente como em outubro de 1962.

Em 1962, o mundo vivia seu momento mais tenso da Guerra Fria, com o episódio da “crise dos mísseis”. Os EUA descobriram mísseis soviéticos em Cuba. Pouco antes, o governo de John Kennedy havia decretado bloqueio naval à ilha caribenha e tentado, sem sucesso, derrubar o governo de Fidel Castro.

13 de julho: Presidente João Goulart sanciona a lei que institui o 13.º salário. 11 de outubro: O Santos conquista o primeiro título da Taça Intercontinental de futebol ao vencer o clube português Benfica por 5 a 2 no Estádio da Luz, Lisboa, sendo o primeiro time brasileiro a ganhar o campeonato mundial de clubes.

1962 — A sonda da NASA, Ranger 4, se espatifa no lado oculto da Lua.

1 de julho — Independência da Ruanda e do Burundi. 5 de julho — Independência da Argélia. 6 de agosto — Independência da Jamaica. 31 de agosto — Independência de Trindade e Tobago.

A URSS, que aliou-se formalmente a Cuba em 1961, instalou mísseis balísticos com ogivas nucleares, modelos R-12 e R-14, em solo cubano.

Os Estados Unidos impuseram um embargo de armas a Cuba em 14 de março de 1958, durante o conflito armado entre rebeldes liderados por Fidel Castro e o regime de Fulgencio Batista.

Em agosto de 1959 o ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, com apoio dos Estados Unidos, ordenou a primeira invasão a Cuba, através da Legião Anticomunista do Caribe, que terminou em um fracasso. Estados Unidos, em segredo oficial, impulsionou a organização de grupos guerrilheiros anticastristas.

A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética, que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.

A Crise de Berlim de 1961 (4 de junho – 9 de novembro de 1961), foi o último principal incidente político-militar europeu da Guerra Fria sobre o status ocupacional da capital alemã, Berlim, e da Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial.

A crise começa com a descoberta pelos Estados Unidos (EUA) de que a União Soviética (URSS) estava instalando uma base de mísseis nucleares em Cuba e se torna ainda mais tensa quando, poucos dias depois, os soviéticos derrubam um avião norte-americano que espionava a ilha socialista.

Mais notável ainda em 1965, no entanto, foi a intervenção dos EUA no Sudeste Asiático. Em 1965 Johnson estacionou 22.000 soldados no Vietnã do Sul para apoiar o regime anticomunista vacilante. O governo sul-vietnamita havia sido aliado dos Estados Unidos.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol, administrada pela CBF, uma associação privada, representa o Brasil nas competições de futebol da CONMEBOL e FIFA. Formada em 1915 e considerada um dos maiores símbolos do país, é chamada de "Seleção", "Seleção Canarinho", "Verde-Amarela", além de outras alcunhas.