Qual grupo venceu a guerra civil na Espanha?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A guerra foi finalizada em 1º de abril de 1939, poucos dias após a conquista da cidade de Madri (capital da Espanha) pelas tropas conservadoras, em 26 de março de 1939. Com a vitória, iniciou-se o regime franquista, caracterizado pela ditadura conservadora de Franco.

Os nacionalistas venceram a guerra no início de 1939 e governaram a Espanha até à morte de Franco em novembro de 1975.

Os grupos envolvidos na Guerra Civil Espanhola foram: Frente Popular: formada por comunistas, contando com apoio da União Soviética. Movimento Nacionalista: formado por conservadores e nacionalistas, liderados pelo general Francisco Franco, recebendo apoio nazifascista.

Como terminou e principais consequências
Após quase três anos de conflito bélico a Guerra Civil Espanhola, considerada uma das mais violentas e cruéis da história, terminou com a vitória dos falangistas, que conseguiram derrubar o Governo Republicano do poder.

Objetivos do franquismo
preservação dos valores tradicionais da Espanha; combate ao comunismo; estabelecimento da ordem política, financeira e social por meio da total intervenção do Estado militarista; combate a qualquer tipo de movimento separatista.

De um lado, o bloco dos republicanos, designados de “vermelhos” ou “comunistas” pelos inimigos. Era constituído pelas forças políticas de esquerda, que defendiam o governo da Segunda República. No campo político oposto estavam os insurgentes, os “fascistas”, segundo os seus inimigos.

Durante a guerra, os nacionalistas partidários de Francisco Franco tiveram apoio dos fascistas e nazistas, enquanto os republicanos da Frente Popular receberam apoio do comunismo internacional, sobretudo da URSS.

A “Guerra de Secessão” ou “Guerra Civil Americana” foi uma guerra civil ocorrida nos Estados Unidos da América, entre 1861 e 1865. O conflito envolveu os Estados do Norte (União) e os Estados do Sul (Estados Confederados da América) pela emancipação dos escravos e terminou com a vitória da União.

A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.

- Destruição no campo com prejuízos para agricultura e pecuária; - Diminuição de cerca de 30% da renda dos espanhóis; - Vitória dos nacionalistas; - Franco proibiu o funcionamento de sindicatos e organizações políticas, além de estabelecer um sistema de nacionalização de terras.

Francisco Franco

Denomina-se franquismo o tipo de política que se desenvolveu na Espanha sob a liderança do general fascista Francisco Franco de 1939 a 1975.

O conflito trazia de um lado os falangistas e do outro, populares e de esquerda. Os primeiros tinham apoio militar da Itália fascista e da Alemanha nazista, que usou a Espanha como centro de experimentação de suas novas e potentes armas.

Esta hábil gestão da neutralidade portuguesa trouxe-lhe, no final do conflito, os benefícios da paz sem ter de pagar o preço da guerra. A posição do Governo espanhol foi em grande parte definida pelas relações com Portugal, e a elas se deve o facto da Espanha não ter entrado no conflito ao lado do Eixo.

O General atacou Guernica cruelmente, com o único intuito de promover a barbárie, pois aquela região da Espanha era desprovida de possíveis estratégias de guerra, tanto do lado dos republicanos quanto do exército franquista. Esse ataque foi considerado um dos piores da História, o símbolo da barbárie.

De um lado, a Alemanha, desrespeitando o pacto germano-soviético, enviou tropas para ocupar a União Soviética e cercou três importantes cidades: Moscou, Leningrado e Stalingrado. De outro, o Japão atacou a base naval americana no Pacífico denominada Pearl Harbor, obrigando os Estados Unidos a entrarem na guerra.