Qual gravidez mancha o rosto?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

É mais comum as marcas surgirem a partir do fim do terceiro trimestre de gestação, quando o nível dessas substâncias se estabiliza.

Normalmente, é no terceiro trimestre gestacional que o escurecimento de algumas partes do corpo da mulher fica mais evidente em decorrência do aumento da produção de melanina e do seu acúmulo em áreas específicas do corpo.

Além do filtro solar, alguns tratamentos estéticos para combater manchas na pele podem ser realizados durante a gravidez. É possível encontrar no mercado peelings de aminoácidos que têm frutas ácidas como base de sua composição, e que podem ser indicados para as gestantes.

Sugestão ou realidade? Pura realidade! As mudanças na pele na gravidez que a tornam tão luminosa são consequência do aumento na circulação da epiderme. Assim, torna-se mais rosada e luminosa.

As alterações hormonais podem levar ao surgimento ou piora de cravos e espinhas, chamados cientificamente de acne, e, por isso, já nas primeiras semanas de gravidez, a mulher pode notar um aumento da oleosidade da pele, que pode ser controlada com o uso de produtos de limpeza de pele e de higiene pessoal adequados.

Entre os rastros deixados pela inundação hormonal da gestação está o aparecimento dos melasmas, uma hiperpigmentação da pele, com bordas irregulares, em geral no rosto. No pós-parto, espera-se que desapareçam em dois a três meses.

Para evitar o surgimento de manchas a dermatologista indica o uso de protetor solar como principal meio de ação preventiva. "O ideal é evitar o contato com o sol, passar o filtro solar corretamente e, depois do terceiro trimestre, começar a usar vitamina C tópica", afirmou.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Geralmente aparecem manchas mais escuras do que a pele com formatos irregulares. As pessoas costumam relacionar seu aparecimento a cremes, procedimentos de depilação ou calor, mas essas atividades não tem nenhuma relação com o surgimento do melasma.

Use protetor em casa também. Quando o melasma é mais resistente, é necessário recorrer a ativos que ajudam a clarear as manchas. Ácidos kójico, fítico, thiamidol, glicólico, retinoico, azelaico e vitamina C são alguns dos mais utilizados nos tratamentos.

Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratrol.

  • Akmos.
  • natyflora.
  • Nova Pele, Max Love.
  • Pomada Sarda.
  • sarda.

Manchas e melasma
Costuma afetar principalmente o rosto e, de forma geral, tende a desaparecer natural e progressivamente após a gravidez. Outro tipo de mancha que pode ser notada nesse período é o escurecimento das auréolas mamarias, axilas e virilhas.

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

O principal risco da ureia é, em casos extremos, acarretar a má formação do feto. Por isso, prefira hidratantes com glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoas, por exemplo.

Pratique exercícios físicos
Após o nascimento do bebê e o período de descanso, já é possível iniciar algumas atividades anaeróbicas para acabar com a flacidez no abdome. Os abdominais são exercícios mais indicados e podem ser realizados em casa ou ao ar livre.

Isso porque, quando o abdômen se distende para acomodar o bebê, a pigmentação da pele do abdômen pode gerar essa linha. Ou seja, toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra, pois ela é apenas uma alteração da pele diante da gravidez. Desse modo, se você é gestante e a linha nigra apareceu, fique tranquila.