Qual gravidez deixa a pele mais oleosa?

Perguntado por: agil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

De acordo com a médica, a gravidez não deixa a pele oleosa. “Porém, os medicamentos que as mulheres tomam no início da gestação, em especial o ácido fólico que é fundamental para o feto, podem causar acne na maioria das grávidas”.

Espinhas e cravos também tendem a aumentar durante a gravidez? Durante o período gestacional ocorre uma série de mudanças hormonais que podem desencadear o aumento da oleosidade da pele de algumas gestantes, causando espinhas.

Ainda nos primeiros meses de gravidez - ou, às vezes, só a partir de um trimestre específico - é possível notar o aumento da oleosidade na pele, o surgimento de manchas no rosto e, por fim, as temidas listras esbranquiçadas quase sempre concentradas na barriga.

Sugestão ou realidade? Pura realidade! As mudanças na pele na gravidez que a tornam tão luminosa são consequência do aumento na circulação da epiderme. Assim, torna-se mais rosada e luminosa.

O aumento do fluxo sanguíneo no corpo faz com que o rosto fique mais corado. E além desse rubor, também é possível que haja um aumento da oleosidade. A acne pode surgir na gravidez ou ocorrer em mulheres que já tinham o problema antes mesmo de engravidar.

A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Antes do desenvolvimento do pênis ou vagina, os fetos possuem o tubérculo genital. Existem estudos que associam a inclinação do órgão com o desenvolvimento em menina ou menino. Se o tubérculo estiver a mais de 30 graus em relação à coluna, o feto é masculino. Caso esse ângulo seja menor, é feminino.

A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o primeiro trimestre de gestação.

A pele de uma mulher grávida pode ficar mais sensível, oleosa, seca ou ter mais acne do que o normal. Para algumas isso pode ser mais intenso, enquanto para outras, podem não ter qualquer alteração. E ter isso em mente é fundamental quando se fala em pele e gravidez.

Cuidados necessários com a pele durante a gravidez
Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade. Portanto, todo cuidado é fundamental. Mantenha sempre uma água termal em sua companhia, para manter a pele hidratada, nutrida e também menos irritada.

Frequentemente, as alterações na mama são uma das primeiras mudanças que notamos quando estamos grávidas. É normal que seus seios fiquem mais cheios e também bastante macios. Também é normal que o mamilo e a auréola fiquem mais escuros.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

A região do quadril é fragilizada e torna-se suscetível a dores mais intensas que surgem em atividades bem simples, como andar, sentar, deitar, correr ou durante a realização de outras atividades físicas. Por fim, as gestantes ainda podem sentir dores que se confundem com a dor no quadril na gravidez.

Manchas e melasma
Costuma afetar principalmente o rosto e, de forma geral, tende a desaparecer natural e progressivamente após a gravidez. Outro tipo de mancha que pode ser notada nesse período é o escurecimento das auréolas mamarias, axilas e virilhas.

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

Alguns produtos para a acne
Outras substâncias a evitar durante a gravidez são o peróxido de benzoílo e o ácido salicílico, pois não são seguras.

O ritmo de crescimento do cabelo na gravidez acelera devido ao aumento da produção de alguns hormônios, à aceleração da circulação sanguínea e do metabolismo. Geralmente, os cabelos parecem mais volumosos e mais brilhantes”, explica a dermatologista Luisa Kelmer Silveira.

Andrea Pratini (Maria Eduarda de Carvalho) está grávida de Moa (Marcelo Serrado).

Para evitar estrias no período gestacional, será preciso reprimir qualquer fonte de ressecamento da pele. Portando, use cremes e óleos para aumentar a hidratação e evitar a perda de colágeno do corpo. Os melhores cremes para evitar marcas na gravidez são os que contêm as vitaminas A e E na composição.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.