Qual grau de vista é considerado alto?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Grau baixo: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus. Considerado grau alto: mais de 6 graus.

Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular. No entanto, na maioria dos casos só é possível diminuir o grau dos óculos por meio da cirurgia refrativa.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo. Como por exemplo: ler, escrever, utilizar o computador, o celular, o tablet, entre outros.

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

Geralmente, por volta dos 18 a 21 anos de idade, o grau se estabiliza. Porém, devido a diversos fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular e do avanço da miopia, podem ocorrer aumentos de grau até os 30 anos de idade e além.

Geralmente, esse tipo de lente é utilizada por pessoas com grau a partir + 2 de hipermetropia e -2 de miopia.

Falta de foco: muitas pessoas demoram para perceber esse sintoma, porém é um dos mais comuns quando o grau do óculos não está correto. Por isso, é importante ficar atento, pois a falta de foco pode causar problemas como dores de cabeça constantes. Então, faça um teste cobrindo um dos olhos enquanto olha para frente.

Período de adaptação com óculos de grau novo
Também é muito normal ter a visão periférica afetada, juntamente com a dificuldade na percepção da profundidade. Independente do problema de visão, todo mundo passa pelo período de adaptação, o que muda é o tempo que cada pessoa leva para se adaptar.

Medidas para prevenir a progressão do grau:
E quando for descansar, procurar atividades que não use as telas como forma de entretenimento. Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau.

Mais do que um simples incômodo, utilizar os óculos errados pode fazer mal à saúde dos olhos, trazendo desconfortos e podendo até mesmo prejudicar a visão.

Isso acontece porque as lentes esféricas seguem o formato de uma esfera na face interna e externa. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes. Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes, aumentando o efeito de olhos grandes.

As lentes dos óculos não têm uma validade determinada. Porém, elas sofrem desgastes com o tempo de uso, e os olhos precisam fazer exames periódicos. Há sinais e sintomas que podem mostrar que, eventualmente, é chegado o momento de passar em consulta oftalmológica e confirmar o momento da troca.

Quais os sintomas?

  • fadiga ocular;
  • dor de cabeça;
  • dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz;
  • visão borrada para ler em distância normal;
  • dificuldade para enxergar letras pequenas;
  • olhos vermelhos e/ou secos ou lacrimejantes;
  • e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

E a miopia pode cegar? Apesar de não haver limites para o avanço do distúrbio ocular, em casos raros, ele pode chegar a até 20 dioptrias, grau que aumenta o risco de descolamento de retina graças ao afinamento e ao estiramento que o tecido sofre, o que pode causar danos irreversíveis à visão.