Qual grau de escoliose é considerado normal?

Perguntado por: greis . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A escoliose também pode ser classificada pela severidade da curva. Uma curva de escoliose leve é definida como uma curva que mede entre 10 e 20 graus. Uma curva de escoliose moderada mede entre 20 e 40 graus. Uma curva de escoliose severa mede mais de 40 graus.

No grau 2 um pedículo desapareceu e o outro já se encontra deslocado, porém ainda não na linha média. No grau 3 o pedículo é visto na linha média do corpo vertebral. No grau 4 o pedículo do lado convexo já atravessou a linha média e encontra-se do lado côncavo da vértebra.

25 a 30 graus: grau médio, grau elevado exigindo fisioterapia, e uso do colete ortopédico ou Boston 3D, S4D, Rigo Cheaneau; 40-45 graus: grau elevado exigindo fisioterapia, e uso do colete ortopédico ou Boston 3D, S4D, Rigo Cheaneau; 40-45 a 50 graus: grau mais severo, com correção apenas por cirurgia.

De forma geral, as terapias clínicas para a escoliose têm como objetivo correção postural, fortalecimento da musculatura do tronco, adequação à deformidade e, em certos casos, manipulações. Hoje estão disponíveis diversas técnicas diferentes como as de Lyon, Barcelona, o método Schroth, dentre outras.

Possivelmente de caráter genético e hereditário, a escoliose pode surgir em qualquer fase da vida. A idade é considerada um dos fatores de risco para a doença, em virtude do desgaste natural dos ossos, dos discos intervertebrais e dos ligamentos que pode advir com o envelhecimento.

ultrapasse 20º (vinte) graus Cobb.

O que pode piorar a escoliose? A falta de tratamento adequado pode ser crucial para a piora da escoliose. Nesse sentido, o portador tem grandes chances de ter muita dor nas costas, no pescoço, na lombar e comprometimento do nervo ciático, provocando dores que vão para as pernas.

Quem tem escoliose pode receber algum benefício? O benefício para pessoas com Escoliose vai depender da gravidade da doença. Se a Escoliose impedir o trabalhador de exercer suas funções e for aprovado em perícia médica, então terá direito ao benefício. A Escoliose é uma deformidade na coluna vertebral.

Escoliose Neuromuscular
Nesse tipo de Escoliose, a curvatura costuma ser grave.

De 40 graus para cima, a escoliose já é tratada como casos gravíssimos. Se o problema não responder bem ao método de fisioterapias e a nenhum outro tratamento, a cirurgia acaba sendo a principal opção, assim como quando há comprometimento de outros órgãos.

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.

Escoliose tem cura? Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim.

“Quem tem escoliose de baixo grau, principalmente, e dependendo do tipo, pode ter uma vida normal, fazendo qualquer tipo de atividade. Praticamente não há contra indicação para prática de atividade física”, afirma o médico.

Este ângulo deve ser medido a partir de uma radiografia panorâmica da coluna vertebral. Este cálculo pode ser feito com exames impressos ou por programas de computador.

Atividades como pilates e natação, são as mais indicadas para a maioria dos casos. Lembrando que, o mais confiável é você pedir indicação do seu médico e a orientação de um profissional de educação física, ou um personal trainer, que te auxilie nos treinos na academia ou em aulas particulares.

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

Quando é indicada a cirurgia de escoliose idiopática do adolescente? O tratamento cirúrgico de escoliose está indicado quando a deformidade se torna acentuada. Na maioria dos casos é indicado quando atinge valores superiores a 45-50 graus.

Sintomas da escoliose
Quando um ombro parece mais alto que o outro, ou a pélvis aparenta estar inclinada, pode ser um indício de escoliose. Também, uma pessoa leiga, pode perceber a presença do desvio quando o paciente dobra seu tronco para frente, deixando evidente a assimetria entre os dois lados da coluna.

A dor nas costas é a principal queixa da Escoliose
Isso pode ser confundido com a dor da artrite.

A escoliose, dependendo da gravidade, pode dar direito à aposentadoria, no caso de impossibilitar que a pessoa exerça as suas funções. Apenas lembrando que a escoliose é caracterizada por um curvamento lateral significativo, podendo inclusive provocar deformidades no tórax, pelve e vértebras.