Qual gramatura e mais grossa?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

210 a 300g – Normalmente, essa faixa de gramaturas é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, capas de livro, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.

As principais gramaturas de papel são:

  • 30g a 63g;
  • 75g a 120g;
  • 120g a 240g;
  • 250g a 350g.

120g a 150g: o papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook. Já a gramatura 150 g/m² é comum em impressão de capas de revista, folhetos, flyers, folders e panfletos que demandam uma resistência maior; 180g: utilizado em cartolinas e cartões de qualidade inferior, bem como sacolas de papel.

É o caso do super sulfite A4 120g Canson. O pacote inclui 30 folhas cuja composição é de 100% celulose. Em razão da gramatura, as folhas são mais resistentes do que as convencionais e não há risco da tinta vazar para o outro lado quando há o uso de canetas hidrográficas.

Papel Vergê

Papel Vergê
Esse tipo de papel é mais grosso que o papel sulfite mas, no entanto, mais fino que a cartolina.

150g

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².

São duas fórmulas básicas para calcular a gramatura do filme, uma normal e outra linear:

  1. Gramatura (m linear) = [espessura (mm) x larg. ( cm) x densidade (g/cm3)] / 100.
  2. Gramatura (m2) = [espessura (mm) x densidade (g/cm3)]
  3. Gramatura linear = (40*80*0,925)/100 = 29,6 g/m linear.
  4. Gramatura (m2) = 40 * 0,925 = 37 g/m2.

Entende-se por gramatura a medida para o peso, a espessura ou a densidade do papel. O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² este é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha.

180g: É o típico papel das cartolinas e dos cartões caseiros de menor qualidade e, com algumas exceções costuma ser a gramatura máxima que as impressoras domésticas suportam. As sacolas de papel também são feitas nesta gramatura.

O que significa a gramatura do papel? A gramatura representa o peso do papel em relação ao seu tamanho. Normalmente, neste ramo nos referimos à gramatura como 250g ou 300g por exemplo, mas o correto seria 200g/m² ou 300g/m², ou seja, o seu peso por metro quadrado.

Também conhecida como gramagem, ela funciona como uma medida da grossura e densidade, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ela pode ser usada para aferir diversos tipos de objetos, e não só toalhas, edredons e artigos que possuem como matéria prima o algodão.

90g/m²

Sua gramatura de 90g/m² resulta em um papel mais encorpado, garantindo resultado superior. Tem superfície resistente, corte perfeito e equilibrada absorção, permitindo melhor deslizamento do papel na impressora e evitando desperdício de tinta.

180gr

Já para impressão de fotografias o ideal são papéis fotográficos com gramaturas maiores como 180gr, 230gr e 260gr.

Papel cartão
Esse papel só possui somente gramaturas altas, sendo mais duro que a cartolina.

90g a 115g – Um pouco mais grossa em relação as anteriores, essa gramatura refere-se às populares folhas A4, comumente utilizadas em escritórios e escolas, pois possuem um baixo custo de impressão. Gramatura ideal para cartazes, panfletos e folhetos.

Devido à sua característica de resistência, usar papel kraft é a melhor opção para embalagens. Tanto é que ele pode ser considerado fonte de matéria-prima para a fabricação do papelão ondulado, por exemplo.

Existe um truque: o adesivo. Não é muito elegante, mas vai ajudar você a obter impressões em papéis mais grossos. Basta imprimir a sua arte em papel glossy se a impressora for jato de tinta ou papel couché se for laser. Ambos na versão adesiva e pode ser de qualquer espessura.

Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

Destinado para impressões em geral como: cadernos, agendas, blocos, folhetos, calendários, postêres, tablóides, relatórios anuais, malas diretas, formulários contínuos e envelopes. Base para papel autocopiativo e revestidos do tipo couché e outros do gênero.