Qual governo mexeu na aposentadoria?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda do governo Michel Temer, responsável pela proposta de reforma.

A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo 4.682/1923) que marcou a criação da Previdência Social no Brasil completa 100 anos nesta terça-feira (24/1). O regramento criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), inicialmente voltadas apenas às empresas de estradas de ferro.

Segundo os resultados, revela o jornal, a idade média de aposentadoria dos homens passou de 58,7 para 62,2 anos entre 2019 e 2021. Entre as mulheres, o patamar passou de 57,3 para 59,3 anos.

1º/1 – Já no primeiro dia, Lula determina a retomada do Fundo da Amazônia. Criado em 2008 para financiar projetos de fiscalização e redução do desmatamento, o fundo está parado desde abril de 2019. 1º/1 – Outra medida adotada no primeiro dia foi a revogação do decreto que segregava alunos com deficiência nas escolas.

Lula assinou 2 decretos no dia 31 de janeiro de 2023 para intensificar a interlocução com os movimentos populares e a sociedade civil na elaboração e avaliação de políticas públicas. Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.

Promulgada em lei pelo Congresso Nacional, a PEC 06/2019 se transformou na Emenda Constitucional 103/2019 e passou a valer já em 2020 para a maioria dos contribuintes ativos. Apenas alguns grupos não tiveram alterações nas regras para a aposentadoria – como vamos ver em detalhes, ainda neste texto.

COMO ERA ANTES DA REFORMA? Não era necessário cumprir uma idade mínima para ter direito a essa aposentadoria, era preciso apenas cumprir o tempo de contribuição.

65 anos de idade

Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar com 65 anos de idade.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS PASSARÃO A CONTRIBUIR COM 11%. FICAM ISENTOS APENAS OS QUE RECEBEM ABAIXO DO PISO DE R$1.058. PARA QUEM GANHA ACIMA DESSE VALOR, A CONTRIBUIÇÃO VAI SER CALCULADA ENTRE A DIFEREÇA DO PISO E O VALOR RECEBIDO.

você recebia 70% com 25 anos de contribuição (mulher) ou com 30 anos de contribuição (homem) + 6% para cada ano completo de atividade, até o máximo de 100%, quando se atinge 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 anos de contribuição (homem).

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a Lei 14.441/22, que altera a análise de benefícios solicitados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), a norma decorre da Medida Provisória 1113/22, aprovada pelo Congresso Nacional com alterações.

Algumas regras para se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram em 2023, por causa da última reforma da Previdência, feita no governo Jair Bolsonaro (PL). A emenda constitucional nº 103, de 13 de novembro de 2019, mudou os critérios para aposentadorias e também criou regras de transição.

As ações tomadas pelo governo federal nos quatro anos do mandato de Jair Bolsonaro (PL) estão em evidência durante a campanha eleitoral deste ano. O período foi marcado pelos efeitos da pandemia de Covid-19, que pautaram muitas das medidas do governo, mas também houve projetos em áreas como auxílio social e moradia.

Novo Bolsa Família deverá custar cerca de R$ 175 bilhões no ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar nesta quinta-feira (2) a medida provisória que institui o novo Bolsa Família. O evento da assinatura está marcado para 11h, no Palácio do Planalto.

O governo Bolsonaro criou a Lei da liberdade econômica, desburocratizando as atividades econômicas e facilitando a abertura e o funcionamento de empresas, com redução recorde do tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil, passando para 23 horas, utilizando o sistema Balcão Único.