Qual governo implantou a SAMU?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004.

DECRETO Nº 5.055, DE 27 DE ABRIL DE 2004 - Institui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Municípios e regiões do território nacional, e dá outras providências.

A primeira ambulância no Rio de Janeiro, um modelo adaptado do existente em Paris na época, ocorreu em 1904 na gestão do prefeito Pereira Passos, quando ele encomendou ambulâncias da Europa para iniciar os serviços de transportes dos pacientes. Isso marcou o início dos atendimentos móveis de urgência.

Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um "direito de todos" e "dever do Estado" e está regulado pela Lei n.º 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.

As primeiras Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro foram implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde durante a gestão do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Saúde Sérgio Côrtes.

Foi criado em 2003 e oficializado pelo Ministério da Saúde por meio do Decreto nº. 5.055, de 27 de abril de 2004.

Barão Dominique Jean Larrey

Esse atendimento pré-hospitalar teve início no final dos anos 1700 através do médico chefe militar francês de Napoleão, o Barão Dominique Jean Larrey (o pai do APH). …

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou a Lei nº 17.895, de 6 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade das unidades hospitalares liberarem as macas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Quem paga o SAMU após implantação? O município e governo federal custearão o SAMU após implantação.

APh Técnicos E Socorristas do Brasil
Os primeiros registros acerca do serviço de atendimento pré-hospitalar brasileiro datam de 1893, quando o Senado da República aprovou uma lei que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência na via pública, no Rio de Janeiro, no momento capital do país.

No Brasil, o SAMU 192 teve início através de um acordo bilateral, assinado entre o Brasil e a França, por uma solicitação do Ministério da Saúde.

No Brasil, a idéia de atender as vítimas no local da emergência é tão antiga quanto em outros países. Data de 1893 a aprovação da lei, pelo Senado da República, que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência na via pública, no Rio de Janeiro, que era a capital do país.

Ao Barão Dominique-Jean Larrey (1766-1842), cirurgião de Napoleão, é creditado a criação de um sistema de classificação para os feridos no campo de batalha que permitiu o estabelecimento de prioridades para a evacuação e tratamento daqueles com maior possibilidade de retorno ao front.

Por meio de políticas de distribuição de renda, do estímulo ao crédito, do aumento real do salário mínimo, da criação de empregos e também da ampliação do acesso à educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu algo inédito na história do Brasil: crescimento econômico com inclusão social.

A distribuição de medicamentos para tratamento de aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais, por exemplo, perdeu R$ 407 milhões. A Farmácia Popular perdeu 60% dos recursos. Responsável pela oferta gratuita de remédios de alto custo, a ação vai ter menos R$ 1,2 bilhões para operar em 2023.