Qual gordura mais saborosa do boi?

Perguntado por: amata . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

É o chamado marmoreio, que tem alto valor comercial e é conhecido por deixar a carne mais suculenta e saborosa. A subcutânea é, em outras palavras, a capa de gordura que aparece em peças como a picanha.

Gordura Branca X Amarela: Qual a melhor? A relação não se da diretamente por comer pasto ou comer ração, e sim pelo tempo que o animal leva para engordar. Alimentação a pasto = amarela!

O mais nobre e caro dos cortes bovino é o filé mignon. Ele é marcante pela sua maciez e por sua ausência de gordura, nervos e fibras. Indicado para pratos refinados como o medalhão e o tournedor, o mignon é versátil e pode figurar em estrogonofes, bifes de corte mais alto, picadinhos, refogados e até mesmo assados.

Kobe Beef

O Kobe Beef, ou seja, um boi produzido em Kobe, no Japão, pode ter sua carne vendida por até mil dólares o quilo, uma iguaria acessível a poucos sortudos! O valor se justifica, dado que a carne é qualificada conforme o grau de marmoreio de gordura entremeada.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Contrafilé: corte com gordura entremeada, que rende uma carne macia e fácil de ser preparada. Mesmo nos bifes maiores, não precisa de muito tempo para fritar, apenas 2 minutos de cada lado. Patinho: uma carne grande e ao mesmo tempo fina, indicada para bifes à milanesa, enrolados ou outros tipos de fritura.

Picanha

Picanha. Falou em churrasco, falou em picanha. Esse corte, com certeza, é o primeiro da lista dos melhores tipos de carne para churrasco. O sabor da picanha é bastante acentuado devido à generosa capa de gordura que cobre a carne.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis. No organismo, elas participam de processos relacionados à redução do colesterol ruim (LDL). Elas são obtidas principalmente em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

SEGUNDA CARNE MAIS MACIA DO BOI | Shoulder paleta | Como preparar churrasco com raquete da paleta - YouTube.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Qual é a carne de boi mais barata? A dica é focar nos cortes dianteiros, como acém e músculo, cuja média de preço é de R$ 30 o quilo. Bem mais acessíveis do que o quilo do filé mignon, a R$ 70. Confira a seguir uma seleção de receitas saborosas, cujas estrelas são os cortes mais baratos.

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

4 – Paleta: é um corte suculento e macio. Ele é muito utilizado em picadinhos, assados de panela e cozidos. 5 – Fraldinha: é um corte pequeno, suculento e macio, muito utilizado em churrascos. A fraldinha é composta por fibras, nervos e gordura.