Qual gêmeo nasce primeiro?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O gêmeo mais velho é aquele que nasce primeiro . Não importa se os gêmeos nascem de parto normal ou cesariana; o primeiro a sair do útero é considerado o mais velho. Este pode ser o bebê que foi rotulado como bebê A durante os ultrassons, mas pode não ser se o outro conseguir sair primeiro.

Uns se apresentam bastante semelhantes, mas outros são completamente diferentes. Aqueles gêmeos muito distintos são chamados de dizigóticos, enquanto os similares são chamados de monozigóticos. Os gêmeos dizigóticos ou bivitelinos são originados a partir da liberação de dois ovócitos no momento da ovulação.

Gêmeos bivitelinos (fraternos)
Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si; podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo; e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos diferentes.

A gestação gemelar ocorre de forma natural quando a mulher tem casos de gêmeos bivitelinos (diferentes) na família. O fator hereditário familiar tem relação direta com a gestação múltipla, sendo que a média de gravidez de gêmeos, ou mais, é de 1 a cada 80 gestações naturais.

Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.

A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.

Gêmeos não-idênticos são mais comuns em algumas famílias. Mulheres mais velhas também são mais propensas a engravidar de gêmeos fraternos, porque têm mais chance de liberar mais de um óvulo durante a ovulação. Já os gêmeos idênticos não estão relacionados à herança genética.

Uma hora depois da meia-noite de 4 de março de 2022, com 22 semanas de gestação, Adiah Laelynn Nadarajah nasceu. Seu irmão, Adrial Luka Nadarajah, juntou-se a ela 23 minutos depois. De acordo com o Guinness World Records, os dois são os gêmeos mais prematuros e mais leves já nascidos.

No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Não há dúvidas de que a genética tem um papel importante no nascimento de gêmeos, sobretudo de gêmeos dizigóticos (também conhecidos como bivitelinos ou fraternos).

Além disso, gêmeos tendem a ser mais agitados. Um pode acordar o outro e eles também podem decidir interagir. Como resultado, a movimentação na barriga fica mais intensa e mais perceptível, inclusive de maneira mais precoce. Entretanto, essa não é uma regra.

Principais sintomas de gravidez gemelar
Por exemplo, a gestante de gêmeos, com 12 ou mais semanas, pode apresentar um abdômen mais saliente, por conta do tamanho aumentado do útero. A sua altura costuma ser maior do que o habitual em idade gestacional específica.

Assim, durante o ultrassom, bebês localizados em uma única placenta podem ser considerados, automaticamente, univitelinos; e crianças de sexos diferentes, bivitelinas.

Como ambos começaram como a mesma célula, eles compartilham o mesmo DNA. É por isso que, muitas vezes, parecem idênticos! E sempre serão do mesmo sexo: dois meninos ou duas meninas. As chances de se ter gêmeos idênticos são relativamente raras: três ou quatro a cada mil nascimentos.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.