Qual gasta mais luz amarela ou branca?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Eficiência energética: Ao contrário da crença popular, a cor não influencia no consumo energético de uma lâmpada. Ou seja, a luz amarela não gasta mais energia do que a luz branca pelo simples fato de ser amarela. Ela tampouco “ilumina melhor”. Tudo isso é definido pela potência.

LED (Light Emitting Diode)
Essas lâmpadas são mais eficientes e possuem vida útil média de 25 mil horas. Se ligadas durante 5 horas por dia, alcançam até 14 anos de uso em média. As lâmpadas LED são 80% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente e 30% mais econômicas do que a fluorescente.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Eletrodomésticos são, sim, grandes vilões da conta de luz. Principalmente os que necessitam de mudança de temperatura — ar condicionado, aquecedor, chuveiro elétrico, ferro elétrico, panela elétrica, secadora de roupas [..]”, disse Inhasz.

Sim, abrir a porta da geladeira várias vezes é prejudicial ao desempenho do produto. A cada vez que é aberta, a geladeira recebe ar quente e, então, precisa consumir mais energia para estabilizar a temperatura interna.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Apenas o chuveiro elétrico pode causar um aumento de pelo menos 25% na conta de luz, porque ele é um dos aparelhos com maior potência dentro da residência, impactando o consumo de energia elétrica.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.

Além de diminuir o uso de água, é uma forma de tornar menor o gasto de energia. Diminuir o banho de 30 para 15 minutos leva a um abatimento de 25 a 40 kWh. Além disso, o ideal é mudar a chave para a opção “verão”. Com uma temperatura mais baixa, o consumo também diminui, podendo ficar até 30% menor.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  1. Cozinha;
  2. Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  3. Áreas de serviço;
  4. Banheiros;
  5. Sala de reuniões;
  6. Espaços para gravação de vídeos.

A luz amarela (ou quente) possui um efeito visual que deixa os ambientes aconchegantes, pois deixa os objetos menos nítidos que a luz branca. Os quartos, salas de TV e alguns ambientes externos são lugares perfeitos para ela.

Para clarear seu local de leitura a luminosidade não pode prejudicar os olhos, portanto, as melhores opções são as lâmpadas fluorescentes ou LED.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.