Qual galinha que bota ovo com duas gemas?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Existe alguma galinha específica que bota ovos com duas gemas? Não, não existem aves específicas que botam ovos com essa característica. A ocorrência não se relaciona nem com o tipo da galinha, nem com sua forma de criação.

Um ovo dotado de três gemas em seu interior ocorre devido às condições da ave, que pode estar no início da postura ou com idade avançada. A ovulação tripla se dá quando os óvulos se encontram na mesma idade no ovário da galinha. É mais comum também ovos de duas gemas, mas, às vezes, aparecem três gemas.

Araucana

No caso das galinhas que botam ovos azuis, existe a raça pura, que é a Araucana, originária do Chile, e também as raças conhecidas como híbridas ou derivadas. A Ameraucana é um exemplo de linhagem derivada da Araucana, e é típica dos Estados Unidos.

A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente. Descarte Para as granjas que criam aves para corte, o ovo galado é na verdade um descarte.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.

Após mais algumas pesquisas, concluímos que os ovos sem gema são comuns em aves novas que iniciam precocemente a sua postura e que ainda não têm o aparelho reprodutor totalmente desenvolvido.

Em tese, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive. Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo – essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos – é pequena demais para os dois.

Já houve dúvidas sobre se é bom ou não consumi-lo e foi comprovado que sim, pois ele é um alimento com capacidade de auxiliar a saúde em vários quesitos. Nesse sentido, mais recentemente foi descoberta a importância da membrana da casca do ovo, que tem substâncias de grande valor para o corpo humano.

Redação (19/12/2007)- A gema é a parte mais importante do ovo, pois além de conter toda massa de alimento (vitelo), que deverá garantir o desenvolvimento embrionário, suporta o blastoderme, de onde será formado o embrião.

Conhecida como 'galinha gótica' ou Ayam Cemani, se trata de um dos mais curioso animais de todo o mundo. A 'galinha gótica' tem penas, bico, crista, ovos e ossos completamente pretos.

Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica". A tonalidade mais escura se deve ao maior depósito de pigmentos.

Ayam Cemani possui uma condição genética que causa a hiperpigmentação. Espécie nativa da Indonésia, a Ayam Cemani, é uma galinha super pigmentada. Todas as partes do seu corpo, como, bico, pena, crista, órgãos internos e até mesmo os ovos são pretos. Um tipo raro, originário da ilha de Java.

Ovos galados são os ovos que foram fecundados.
Normalmente, a maioria dos ovos vendidos nos mercados não são fecundados e não correm o risco de eclodir nem nas prateleiras, nem na casa do consumidor.

Os ovos com duas gemas acontecem naturalmente só que com uma frequência bem menor, em comparado aos ovos com uma gema, segundo Cuencas. “São ovos normais que costumam aparecer quando as galinhas mais jovens começam a ovulação.

A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.