Qual fuzil permitido para civis?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O novo decreto das armas do governo federal permite que cidadãos comuns tenham em casa um fuzil. Alta precisão, capacidade para 30 tiros, uma arma usada por forças táticas militares. Um fuzil, o T4, poderá ser comprado por qualquer brasileiro.

No Brasil, os calibres de armas de pressão permitidos são os seguintes: 4.5mm, 5.5mm, 6.0mm.

Ou seja, agora o Fuzil pode ser comprado pelo cidadão que tem mais de 25 anos! A posse desse tipo de arma não era permitida antes, mas a última edição feita pelo presidente revogou a proibição, “o que libera a compra de armas longas, como carabinas e espingardas semiautomáticas, e também de fuzis.

Não. O fuzil é uma arma de uso restrito e, por causa do novo texto, não poderá ser adquirido.

A medida também retoma a comprovação da efetiva necessidade para a aquisição. Agora, um cidadão comum pode adquirir até 2 armas e até 50 munições por ano, desde que a necessidade seja comprovada. Já um colecionador, atirador esportivo e caçado (CAC) poderá ter até 6 armas e até 500 munições por ano.

Armas de Pressão NÃO NECESSITAM REGISTRO!
É a única exigência para compra de qualquer arma de pressão no site. De acordo com lei militar, a empresa vendedora deverá arquivar documento com foto que comprove a maioridade do comprador. As armas de pressão serão enviadas acompanhadas da NOTA FISCAL.

Portanto, se você estiver transportando uma arma no interior do seu veículo, sem autorização (guia de tráfego), poderá sim estar configurado o crime de porte ilegal de arma de fogo, cuja pena varia de 2 a 4 anos.

O porte de armas dá a essas categorias o direito de andar armado durante o exercício profissional e, em determinados casos, autoriza o porte de armas individuais em todo o território nacional.

R: Sim, desde que seja uma arma curta de seu acervo, com toda documentação exigida (CR, CRAF e GT) e esteja em deslocamento para treinamento e/ou competição (práticas, cursos, campeonatos, provas etc.), já que expressamente previsto na Portaria COLOG as nominações “municiada, alimentada e carregada”.

Além disso, o decreto vai proibir clube de tiro aberto 24 horas e perto de escola e outras unidades educacionais. Atualmente é o Exército que fiscaliza o registro para Caçadores, Atiradores e Colecionadores, os chamados CACs, e as pistolas 9 mm podem ser compradas por qualquer pessoa que tenha porte.

Armas que antes eram de uso restrito às forças de segurança, incluindo as pistolas 9mm, . 40 e . 45 ACP, passaram a ser acessíveis ao cidadão comum. A mudança teve impacto na revisão de pena de condenados por posse/porte de armas daquelas armas.

O fuzil 762, como o recomendado pelo presidente não sai por menos do que R$ 12 mil.

Mas, quanto custa um fuzil e quantos brasileiros conseguiriam o objeto? O preço do armamento nos sites das principais lojas do segmento no país, tendo como exemplo o modelo 762, recomendado pelo presidente da República, não sai por menos de R$ 12 mil.

Decreto das armas: só nível mais alto de CAC poderá ter fuzil.

As penalidades para os crimes ligados a armas de fogo variam de um a 16 anos de reclusão, além de multas para todos os casos. O projeto sobre armas de fogo (PL 3.713/2019) aumenta a pena para algumas das infrações e estabelece novas condições para estender o período de detenção.

Andar com arma branca fora de casa é contravenção. A Lei das Contravenções Penais, o Decreto Lei 3.688/41, em seu artigo 19, dispõe sobre o delito de portar arma fora de casa, sem a devida licença ou autorização. A pena prevista é de prisão simples, de 15 dias a 6 meses e multa.