Qual função do cobre na planta?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Além de proteger contra doenças, o cobre é essencial para o desenvolvimento das plantas de citros, contribuindo para o metabolismo, estruturação e crescimento, regulação da produção e qualidade dos frutos. No entanto, é preciso equilíbrio no uso para que os efeitos não sejam adversos.

Para utilização, faça uma pré-mistura e adicione ao pulverizador sob agitação. Para obter melhores resultados, pulverize até que as folhas fiquem completamente molhadas. Não aplique o produto durante a floração. Para prevenção de doenças aconselha-se usar uma vez a cada 2 ou 3 meses.

Fertilizante Natural Cupro Dimy 30 gramas Nutriente a base de cobre, possui ação preventiva contra fungos e ao mesmo tempo nutre a planta com este elemento tão importante para ela. Também pode ser aplicado para evitar ou corrigir a deficiência de cobre nas plantas.

O cobre na planta
As plantas absorvem livremente os iões Cu2+ da solução do solo ou como complexos de cobre solúveis. Como componente de diferentes enzimas, o cobre tem um efeito positivo no metabolismo da planta.

O SULFATO DE COBRE AGRIMAR é um fungicida fitossanitário cúprico com ação de contato. Época de aplicação: Iniciar os tratamentos durante ou após a floração. Frequência de aplicação: Na videira, as aplicações devem ser feitas com intervalo de 10 a 15 dias.

A solução de sulfato de cobre pode ser utilizada numa concentração de até 2% (2 kg a cada 100 L). Porém, antes da aplicação sobre a lavoura, teste em algumas plantas e verifique se o preparado não provoca nenhum tipo de fitotoxidez.

O cloro tem papel importante na fotossíntese e nas relações hídricas da planta, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento em todas as fases fenológicas. Participa, também, da formação, desenvolvimento e qualidade dos frutos.

O Cobre favorece o metabolismo das plantas, sendo importante na resistência, pois auxilia na produção de lignina, na respiração e fotossíntese das plantas.

A planta utiliza o cobre como catalizador de algumas reações vitais, além da sua importância na formação da molécula de clorofila. Um dos micronutrientes mais exigidos pelas orquídeas, é um elemento pouco translocável na planta, por isso os sintomas de sua deficiência aparecem principalmente nas folhas mais novas.

Fertilizante Foliar Orgânico - COBRE FÉRTIL 1 litro. MODO DE USAR E DOSAGENS: Diluir a 1% na calda (aguá) de pulverização. Agitar o frasco, diluir na calda e colocar a solução em um pulverizador, aplicando em toda planta uniformemente. No uso de micro e macro-nutrientes, a pró mistura deverá ser feita separadamente.

Outras fontes alimentícias que contêm cobre incluem as batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, algumas verduras escuras e algumas frutas (como os cocos, pêssegos, papaias e maçãs).

Substâncias que dificultam a absorção e metabolismo do cobre: Íon zinco, manganês e molibdênio em excesso prejudica a absorção.

O enxofre é fundamental para a planta, pois é um macronutriente com papel estrutural em diversas moléculas – a exemplo do grupo dos aminoácidos, como metionina e cistina, necessárias para a formação de proteínas.

As espécies mais utilizadas em Santa Catarina são aveia, nabo forrageiro, azevém, ervilhaca, crotalária, mucuna, tremoço, centeio, milheto e trigo, entre outras. A presença das plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, é capaz de evitar a temida erosão do solo.

A solução deve ser feita na proporção de 500 gramas de sulfato de cobre para 100 litros de água. Depois da florescência, pode-se sem perigo ir até 300 ou mesmo 350 gramas.

O CuSO4 é um fungicida comum e eficaz, pois mata fungos e controla a propagação de doenças de plantas. Você pode aplicá-lo nas folhas, caules, raízes, árvores frutíferas ou videiras da sua planta.

Uso como Fertilizante
Esse é um dos usos mais populares do sulfato de cobre na agricultura e jardinagem. Você pode adicionar um pouco de sulfato de cobre com a finalidade de aumentar os níveis de cobre do solo.