Qual função do cardan?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 9 votos

O eixo cardan tem a função de transmitir energia do motor até as rodas, de modo a promover uma condução mais segura e estável.

Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.

Veículos com motor dianteiro e tração traseira, caminhões, 4×4, ônibus e motos utilizam esse tipo de eixo.

O eixo cardan é usado justamente para esse propósito, uma vez que ele promove a variação de ângulo nas rodas do veículo. Antes da energia chegar até o motor, ele passa primeiro pelo chamado eixo diferencial, de modo que todo esse processo passa pelo eixo cardan.

R$ 140,00.

O eixo cardan do veículo deve passar por balanceamento, também, no caso de ser necessária a substituição de alguma peça. O balanceamento do cardan faz se necessário neste caso devido ao fato de que mesmo sendo novas e da mesma marca as peças têm pesos diferentes.

Qualquer tipo de tranco ou esforço excessivo frequente, pode quebrar as cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes.

Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.

Um diferencial com falha [dianteiro ou traseiro] fará um barulho de zumbido contínuo. Esses ruídos mudarão gradualmente durante a aceleração, desaceleração ou ao virar numa esquina. Esse zumbido, geralmente, é causado por um rolamento danificado ou gasto no eixo ou no suporte.

Significado de Cardan
substantivo masculino Parte da transmissão que, num veículo automotor, transmite a força do motor para o eixo de tração, fazendo com que ela chegue até às rodas; cardã; junta cardan.

A cruzeta cardan é uma peça que compõe as juntas universais, que localizam-se nos extremos do eixo cardan. Seu tamanho é bastante variado, e podem ser grandes, utilizadas em veículos menores ou podem ser bem pequenas, utilizadas na coluna de direção.

O diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

O Cardan deve sempre ser transportado na posição horizontal, para evitar o desprendimento das duas partes, o que pode causar acidentes e danos à proteção do cardan.

A função da cruzeta é distribuir a força gerada dentro do motor e do câmbio até o diferencial do veículo. Dessa forma, ela promove mais estabilidade mesmo em terrenos irregulares.

Uma dessas peças fundamentais é o rolamento, que fará o carregamento de cargas. Ele mantém um membro constantemente rotativo, não deixando que este se mova.