Qual fruta tem dopamina?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

O corpo requer várias vitaminas e minerais para criar dopamina. Estes incluem ferro, niacina, folato e vitamina B6 (confira aqui estudos a respeito: 36, 37, 38). Se você possui deficiência de algum desses nutrientes, é possível que seus níveis de dopamina estejam baixos (confira aqui estudo a respeito: 39).

A dopamina é sintetizada no citoplasma dos chamados neurônios dopaminérgicos a partir de um aminoácido: a tirosina, a qual é inicialmente convertida em L-dopa por meio da ação da tirosina hidroxilase. Posteriormente, a L-dopa é convertida em dopamina por meio da ação da L-aminoácido aromático descarboxilase.

Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.

  • O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. ...
  • Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. ...
  • A banana tem fama de energética até entre os atletas. ...
  • O caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia.

O chá verde é uma fonte maravilhosa deste nutriente. – A curcumina (da cúrcuma): Além de ser um potente anti-inflamatório, tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. E, além de tudo isso, aumenta os níveis de dopamina no cérebro.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

BANANA a fruta da felicidade e alegria, estudos afirmam que também controla a depressão. As bananas contêm SEROTONINA, que é um dos benefícios da depressão, a serotonina no cérebro equilibra o humor e contribui para nos sentirmos bem e felizes.

O consumo de abacate garante um efeito relaxante e o bom humor durante o dia, isso porque a fruta possui vitaminas que promovem a sensação de felicidade. O fruto já é conhecido pelas propriedades benéficas para o nosso organismo, como sua ação anti-inflamatória e o controle do colesterol ruim.

Banana: Uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, a banana também é aliada para a sua felicidade. Além de ser fonte de carboidratos que estimulam a produção de serotonina, ela contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.

Princípio Ativo: cloridrato de dopamina

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
Dopacriscloridrato de dopaminaDopimex
Dopacriscloridrato de dopaminaInotropisa
Revivancloridrato de dopaminaConstriction

Uma deficiência de dopamina pode estar relacionada a certas condições médicas, incluindo depressão e doença de Parkinson . A deficiência de dopamina pode ocorrer devido a uma queda na quantidade produzida pelo organismo ou a um problema com os receptores no cérebro.

Tomar levodopa aumenta a quantidade de dopamina produzida pelo organismo. Esse medicamento pode ser prescrito para pacientes que possuem Mal de Parkinson ou Síndrome das Pernas Inquietas.

Probióticos Naturais: Os alimentos ricos em probióticos naturais (iogurte natural, kefir e o chucrute cru, por exemplo) são excelentes aliados para a produção da dopamina natural. Sono de Qualidade: Dormir bem é fundamental e quando isso não acontece, os receptores de dopamina e de serotonina ficam comprometidos.

Dopamina deve ser administrado exclusivamente através de infusão intravenosa com a solução diluída antes da administração. Deve ser utilizada uma veia de grande calibre, preferencialmente o braço, evitando-se extravasamento para que não ocorra uma necrose tissular.

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

O açúcar natural encontrado nas frutas é uma excelente opção para dar aquela disposição quando você se sente cansada. Como elas também são fontes de potássio e vitamina B, estes alimentos mantêm o nível de glicose estável e a digestão acontece de forma lenta.

5 alimentos que “roubam” sua energia

  1. Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. ...
  2. Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? ...
  3. Carne vermelha. ...
  4. Smoothie de frutas. ...
  5. Batata frita.

A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas.

7 sinais de que você tem altos níveis de dopamina

  1. Você tende a ter comportamentos compulsivos. ...
  2. Você é extrovertida até demais. ...
  3. Você tem sintomas de mania. ...
  4. Você está sempre desconfiada de alguma coisa. ...
  5. Você se empolga demais com desafios e conquistas. ...
  6. Seu intestino está sempre preso. ...
  7. Você desconta os problemas na comida.

A vortioxetina (Brintellix) e uma medicação antidepressiva multimodal, que age em sete neurotransmissores cerebrais, sendo um deles a dopamina.