Qual fruta substitui o leite?

Perguntado por: odamasio9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. O “leite” de soja é considerado a opção não láctea mais próxima ao leite de vaca.

A vitamina B12 é importante na produção de glóbulos vermelhos cuja escassez pode causar anemia e até leucemia, em casos mais graves. Podem facilmente substituir o leite, contendo os demais nutrientes: Brócolis.

Abaixo, confira algumas sugestões!

  1. Verduras de folhas escuras. Vegetais como brócolis, espinafre e couve contêm boas quantidades do mineral. ...
  2. Gergelim. As sementes de gergelim fornecem 400 miligramas de cálcio em cada 100 gramas. ...
  3. Aveia. ...
  4. Amêndoas. ...
  5. Feijão branco. ...
  6. Grão-de-bico. ...
  7. Leites vegetais.

Experimente as bebidas vegetais
Embora paremos de beber leite de origem animal, hoje em dia temos uma grande variedade de bebidas vegetais feitas com oleaginosas, cereais e frutas. Estes são alguns dos mais consumidos: Coco: o leite de coco é o único que se parece com o leite de vaca na textura, consistência e sabor.

Leite de soja
Para substituir o leite de vaca, ele funciona melhor em pratos salgados, com café ou em cima de cereais. Uma xícara (240 ml) de leite de soja sem açúcar contém de 80 a 90 calorias, 4 a 4,5 gramas de gordura, 7 a 9 gramas de proteína e 4 gramas de carboidratos (confira aqui estudos a respeito: 8, 9).

Leite desnatado

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

Quais bebidas substituem o leite? Atualmente há muitas possibilidades de leites para os intolerantes a lactose como os de arroz, amêndoa, nozes, soja, coco, amendoim dentre outros. Há uma diversidade de leites vegetais que podem ser preparados na forma de vitaminas ou de acordo com a criatividade de cada pessoa.

A biotina é uma vitamina do complexo B, sintetizada pelos microorganismos do rúmen.

Diminui o inchaço
Esse processo inflamatório é capaz de desencadear inchaço, desconfortos gástricos e excessos de gases. Ao retirar o leite do cardápio o inchaço pode diminuir consideravelmente.

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Comer frutas ricas em cálcio como manga, laranja, kiwi, pera, uva, ameixa seca e amora preta; Comer regularmente vegetais de cor verde escura como espinafre e brócolis porque eles também são boas fontes de cálcio.

Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans
Ao serem ingeridas, esse tipo de gordura promove a inflamação do tecido adiposo no corpo, favorecendo o surgimento de problemas vasculares e cardíacos.

O leite de vaca é inflamatório? Não temos evidências de que o leite seja inflamatório. Pelo contrário, estudos apontam que alguns componentes do leite teriam potencial anti-inflamatório. Entretanto, em algumas situações, ele pode exacerbar a produção de muco, como, por exemplo, em alguns tipos de acne.