Qual fruta substitui a carne?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Abacate

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

Grão-de-bico
Esse é um dos alimentos com mais proteínas vegetais e também o mais versátil na cozinha. Fonte de preparo de diversas receitas vegetarianas e veganas, ele entrega um alto teor proteico: 21,2 g para cada 100 gramas do alimento.

A exclusão da carne na dieta não traz prejuízos desde que seja bem orientada e equilibrada na distribuição dos nutrientes. A suplementação de algumas vitaminas como a B12, ômega 3 e vitamina D devem ser introduzidas quando há riscos de deficiências ou até mesmo para fazer prevenção.

aumento da saciedade; melhora o trânsito intestinal; diminui marcadores inflamatórios; reduz o risco associado a doenças crônicas não transmissíveis, como: câncer, dislipidemia, hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

As oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e pistaches, são fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Têm menos calorias e gorduras saturadas do que a carne, mas também são menos ricas em proteínas. Possuem ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, considerados gorduras saudáveis para o coração.

Banana-Maçã

Banana-Maçã
"É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais. A proteína é um elemento constituinte de todos os tecidos corporais, sendo muito importante para todos, em especial as crianças em fase de crescimento e aos idosos, que começam a perder tecido muscular com o envelhecimento.

suco de goiaba

Provavelmente o suco mais popular da lista, o suco de goiaba possui cerca de 4 gramas de proteína para cada 100 gramas de fruta – uma quantidade considerada alta dentre as frutas ricas em proteínas.

O nutricionista Fernando Meirelles, do Instituto Rana Saleh, explica que, apesar do ovo ser um excelente alimento, ele não tem o mesmo valor nutricional de outras proteínas de origem animal. “Analisando de forma comparativa, o ovo não possui uma concentração de proteína comparável às carnes brancas, como o frango.

O consumo de carnes brancas é menos calórico e menos gorduroso, por isso popularmente elas são tidas como mais saudáveis. Por trazerem menos impactos calóricos e de gordura, as carnes brancas podem ser consumidas com uma frequência maior.

Leite e produtos lácteos
Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. O leite e seus derivados, como queijo e manteiga, são boas fontes do micronutriente.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

Não só veganos e vegetarianos precisam suplementar B12, pode acontecer de pessoas que consomem derivados de animais terem níveis baixos da vitamina. Quando há deficiência de vitamina B12, o corpo passa a dar sinais, porque diminui a produção de glóbulos vermelhos no sangue e reduz a oferta de oxigênio.

Conheça alimentos que substituem a carne para iniciar uma dieta completamente baseada em vegetais

  1. 1.1. Arroz com feijão.
  2. 1.2. Quinoa.
  3. 1.3. Tofu.
  4. 1.4. Semente de chia.

Deficiência de nutrientes
Ao parar de comer carne, algumas pessoas notam a falta de ferro, iodo e vitaminas D e B12, por exemplo.

Alimentos como arroz, feijão, e carnes levam, em média, três horas para serem digeridos pelo nosso organismo. E, ao contrário do que costumávamos a ouvir, a carne suína tem o mesmo período de digestão que a carne bovina e o frango. A exceção fica por conta da carne de peixe, que é digerida em uma hora.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.