Qual fruta simboliza o pecado?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Apesar de outros frutos estarem associados ao pecado original, como o figo e a uva, a maçã a partir do século XIII passou a ser a principal representação da transgressão de Adão e Eva no Éden.

maçã

Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal". A ideia de considerar esse fruto uma maçã veio aos poucos, muito provavelmente por obra dos antigos tradutores da Bíblia. Ao versarem o texto do grego antigo para o latim, eles utilizaram a palavra "pomum".

A maçã simboliza a vida, o amor, a imortalidade, a fecundidade, a juventude, a sedução, a liberdade, a magia, a paz, o conhecimento, o desejo.

maçã

Como adendo, a estudo nos revela que a maçã, em sua versão selvagem, era uma frutinha pequena, sem qualquer atrativo.

O perdão é fruto do amor, e só quem ama perdoa. No entanto, não é quem ama com aquele amor egoísta, aquele amor focado em si, mas sim quem ama com o amor que vem de Deus e do coração d'Ele, porque é esse amor que primeiro nos perdoa, é esse amor de forma infinita, sem ter conta.

Abaixo relação das frutas mais usadas e seus significados
03) Melancia – prosperidade e abundância. 04) Morango – usado em poções de amor. 05) Figo – afrodisíaco, memória e ansiedade. 07) Maçã – simboliza amor e paixão; é a fruta mais importante em todos os rituais, é símbolo de fertilidade e do saber espiritual.

Quais são os frutos do Espírito (e seus significados bíblicos) De acordo com Gálatas 5:22-23, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses são os resultados de uma vida guiada pelo Espírito Santo.

Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro. A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira.

Uvas foram as primeiras frutas domesticadas pelo homem.

O buriti (Mauritia flexuosa), conta ele, é mais encontrado na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e em uma pequena área da caatinga, e fora do Brasil, em países da América do Sul como Colômbia, Peru e Venezuela.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, gerar ou produzir bons frutos é nossa obrigação como Cristãos.

A maçã simboliza o pecado original, já o pão (corpo de Cristo), a redenção. A Virgem é considerada a segunda Eva, redimindo o pecado da primeira. É possível ver nas duas pinturas, portanto, primeiro um sentido negativo da maçã, o do pecado, e em seguida um sentido positivo, o da salvação.

Apesar de outros frutos estarem associados ao pecado original, como o figo e a uva, a maçã a partir do século XIII passou a ser a principal representação da transgressão de Adão e Eva no Éden.

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: TICAZO-MIRIM vem duma língua indígena e seu significado tem haver com o formato do fruto. Também é chamada de: Fruta da sabedoria ou castanha da sabedoria pelo fato de suas sementes terem propriedades que melhoram o funcionamento do cérebro.

A conotação de que a serpente era “inteligente ou astuta” está no sentido favorável de “ser prudente” (Provérbios 12:16; Francis Nichol, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, volume 1, página 229). Na verdade, a serpente estava entre as criaturas que Deus declarou “boas” ou “muito boas” (Gênesis 1:25, 31).

de Fílon, apressa Eva a comer do fruto e, precipitando uma mudança brusca somada com a tendência ao mal do ser humano, o homem passa a cometer impiedades, indignando o seu Criador. Fílon propõe, então, que a serpente é o símbolo do prazer.

Na mitologia bíblica, Adão e Eva são expulsos do paraíso logo após comer um fruto proibido. A fruta é historicamente conhecida como uma maçã e faz sua aparição dessa forma tanto em relatos modernos como em peças de arte de séculos atrás.