Qual fruta que chama cajá?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Fruto da cajazeira, árvore que atinge até 20 m de altura, o cajá-manga é uma fruta de casca lisa e fina, de cor alaranjada. Sua polpa é suculenta, aromática e de sabor agridoce. Contém vitaminas A e C, fibras, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Consumir o cajá regularmente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, induz o bom funcionamento do intestino e promove a saúde da pele porque a fruta combate os radicais livres.

“O cajá é uma fruta de casca verde ou amarela e vem principalmente da região Norte e Nordeste do Brasil. Ela tem um gosto bem peculiar, levemente ácido.

A época da colheita de cajá varia de acordo com o estado produtor. No Ceará, ocorre de janeiro a maio; na Bahia, de fevereiro a maio; na Paraíba, de maio a junho; no Pará, de agosto a dezembro. O ponto de colheita é quando os frutos da cajazeira estão maduros.

Contém as vitaminas: A, B1, B2, e C e os minerais: cálcio, ferro e fósforo. Funciona como antifebril. Aumenta o HDL bom e evita a formação de coágulos sanguíneos..

A cirigüela tem casca vermelha e é fácil de ser distinguida das demais espécies pelo seu porte rastejante e pelo fato de seus frutos se formarem ao longo dos troncos ao contrário do cajá-manga e do cajá-mirim, que são terminais (pendem de um cabo).

O umbu-cajá é um híbrido do cajazinho com o umbu, que por sua vez é uma árvore símbolo do semiárido nordestino (presente no agreste, na caatinga e no cariri), e que produz um tubérculo com capacidade de armazenar água, e por conta dessa capacidade foi chamada de “árvore sagrada do sertão” pelo Euclides da Cunha, mas ...

O cajá também é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, prevenindo e controlando a pressão alta.

Como consumir o cajá

  1. In natura – apenas a polpa;
  2. Suco;
  3. Além disso, sorvete;
  4. Infusão das folhas;
  5. Salada de frutas;
  6. Por fim, sobremesas diversas.

Além da polpa, a casca do fruto e as folhas e flores do cajazeiro podem ser aproveitadas para o preparo de chás que são tradicionalmente usados para tratar desconfortos digestivos, dores na lombar, dor de garganta, diarreia, resfriados e congestão nasal, por exemplo.

Abacate, mamão, banana, maçã, cajá, açaí, manga, acerola, goiaba, tangerina, uva, morango, ameixa, cupuaçu, laranja, pera… Muito se fala que a pessoa com diabetes não pode comer determinadas frutas. Saiba que todas elas podem compor o cardápio para diabéticos. Não precisa ter medo de comer fruta.

A engenheira de alimento também explica, baseado em pesquisas, que o cajá não faz mal para os rins.

O cajá, além de todos os benefícios nutritivos, tem um sabor e um aroma irresistíveis. A fruta é ótima para fazer sucos, sobremesas, geleias e até vinhos e licores. Além disso, saborear a fruta in natura é maravilhoso.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.