Qual fruta pode comer depois do almoço?

Perguntado por: arezende7 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Estas são as melhores frutas para comer depois do almoço.
...
Confira a seguir algumas frutas com a sua respectiva quantidade de vitamina C:

  • Maracujá – 30 mg.
  • Limão – 53 mg.
  • Laranja – 53 mg.
  • Tangerina – 47 mg.
  • Kiwi – 93 mg.
  • Morango – 39 mg a 89 mg.

Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. “Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche”, completa.

A maçã, por sua vez, contém ácidos como o tartárico e o málico, que ajudam a digerir melhor as gorduras que consumimos. Por isso é aconselhável comer essa fruta como sobremesa, logo após uma refeição pesada, seja no meio do dia ou à noite.

Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar.

Confira 5 frutas poderosas para o sistema digestivo e como você pode usar a criatividade para consumi-las!

  1. Maçã A maçã é uma fruta saborosa que previne os temidos cálculos renais. ...
  2. Abacaxi. Descascar o abacaxi não é uma tarefa das mais simples, mas o esforço vale muito a pena. ...
  3. Ameixa. ...
  4. Laranja. ...
  5. Mamão.

Além de refrescantes, as frutas são ótimas opções de sobremesa. Elas oferecem vitaminas e fibras, principalmente as cítricas. “Laranja, mexerica, kiwi, morango e maracujá, por exemplo, são ricas em vitamina C, que auxilia na absorção de ferro dos alimentos, principalmente os de origem vegetal.

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

Ajuda no funcionamento do sistema digestivo
Afruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.

Evite o “agente causador”
A primeira forma de reduzir o sono depois do almoço é evitar seu “agente causador” – alimentos muito gordurosos e ricos em carboidratos – na hora do almoço. Segundo a doutora Anna Karla, esses alimentos provocam mais sono mesmo, não é só impressão.

Após o almoço, praticar atividades físicas, seja na água ou na academia, por exemplo, não é aconselhável. Por outro lado, praticar uma leve caminhada pode ser favorável à sua digestão.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

A banana é apontada pelo nutricionista como a mais indicada para ser consumida imediatamente antes ou até mesmo durante o exercício. "A fruta possui ótima digestibilidade e é uma boa fonte de energia.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.

Algumas frutas que ajudam no processo de emagrecimento são morangos, maçã, pera e kiwi, por exemplo, pois são ricas em fibras e antioxidantes, ajudando na perda de peso desde que inseridas em uma alimentação saudável e equilibrada.

De acordo com Tássia Lima, nutricionista clínica e esportiva de Campo Grande (CRN3 – 50567), uma banana junto com o almoço ou com jantar, não vai fazer ninguém engordar. "A banana é sim um alimento rico em carboidrato, vitaminas e minerais, como potássio e magnésio, e fibras também.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

O melhor é escolher uma sobremesas à base de fruta, como banana sem açúcar, ou com baixo teor de açúcar. Há ainda o chocolate meio amargo, com pelo menos 60% de cacau — aconselha Haline. A nutricionista indica também ingerir esses docinhos logo depois da refeição.