Qual fruta não se deve comer à noite?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. "O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia", ressalta Giovana Canno.

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

Frutas que ajudam no sono

  • Maracujá Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. ...
  • Banana. ...
  • Amêndoas. ...
  • Cereja. ...
  • Nozes. ...
  • Uvas. ...
  • Goji Berry. ...
  • Tomate.

1 abacate com nozes ou aveia; 1 iogurte com cereais; 1 vitamina de abacate.

O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves.
...

  • Café ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

A banana é um alimento leve e que tem fácil assimilação/digestão pelo organismo. Ela não é um risco para o emagrecimento e também não fará mal se comida à noite. Contudo, o ideal é fazer a última refeição, pelo menos, 1 hora e meia antes de se deitar.

Seis alimentos que tiram o sono

  1. Cafeína. ...
  2. Carne vermelha. ...
  3. Sobremesas açucaradas. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Álcool. ...
  6. Alimentos ácidos.

E a boa notícia é que existem alguns alimentos que podem estimular esse processo. Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Mamão não pode ser consumido à noite - MITO
A fruta pode sim ser consumida na parte da noite, pois auxilia na digestão e é uma opção mais leve para encerrar o dia. O grande diferencial da fruta é que ela possui a enzima papaína, conhecida justamente por ajudar na quebra de partículas de gordura, auxiliando na digestão.

Mas, afinal, comer laranja à noite é perigoso ou não? Não, comer laranja à noite não é perigoso. Acredita-se que este dito popular tenha origem noutra ideia, um tanto ou quanto errada, de que a laranja é estimulante e que, por isso, pode contribuir para as insónias.

Apesar da melancia ser um alimento que traz tantos benefícios, muitas pessoas acreditam que comer a fruta à noite pode fazer mal para à saúde. Mas isso não passa de uma grande mito. Aliás, ingerir melancia durante o período noturno é algo bastante eficaz para quem deseja perder peso.

Além disso, é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina. Desta forma, comer um ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

Frutas como mamão, ameixa e abacate são ricas em fibras, excelentes para serem consumidas pela manhã. Limão, morango, abacaxi e kiwi são frutas cítricas que possuem poucas calorias e são ricas em água, portanto, elas diminuirão a fome e também vão regular o intestino, reduzindo o inchaço da barriga”, indica.

É normal acordar sempre às 3 da manhã? Independentemente do padrão de sono ou da qualidade de vida, é muito comum que despertemos algumas vezes durante o sono. Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora.

Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. 2) Evitar dormir muito durante o dia. Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno. 3) Fazer atividade física pela manhã ou à tarde.