Qual fruta não posso comer amamentando?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

O que não comer quando está amamentando?

  1. Alimentos embutidos não são bons durante a amamentação. ...
  2. Evite frituras no período de aleitamento. ...
  3. Comidas ultra processadas não são indicados para lactantes. ...
  4. Alimentos com muito açúcar devem ser evitados na amamentação. ...
  5. Evite farinha branca e carboidratos simples.

A mãe deve sempre dar preferência a frutas, com exceção da manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia, que devem ser digeridas mais demoradamente. Os vegetais têm liberdade para o consumo, com destaque para o agrião, aipo, rúcula e alface.

Ainda que seja aconselhado acrescentar mais 500 kcal diárias a quem amamenta, é mais importante a qualidade do que a quantidade do que se ingere. Quando se amamenta são recomendados: Vegetais como couve-flor, abóbora, pimentos e feijão. Fruta como laranjas, melão, maçãs, mirtilos, pêssegos e ameixas.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Os alimentos mais citados como causadores de cólica no bebê são o feijão e o brócolis, por exemplo, porque geram gases, mas isso fica apenas no intestino da mãe, não chega até o sangue, logo não gera efeito nenhum no bebê — esclarece.

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral". Esses alimentos, assim como a batata, massas e cuscuz também são ricos em amido, que é uma importante fonte de energia.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Sim, você pode tomar suco de maracujá sem problemas, não causa nenhum malefício ao seu bebê.

Como dissemos na introdução do artigo, os gases geralmente são gerados devido à imaturidade do sistema digestivo do bebê. Mas, principalmente nos recém-nascidos, outro fator que influencia o acúmulo de ar é a amamentação. Durante o processo o bebê pode engolir muito ar e, assim, causar as temidas cólicas.

Para ajudar, basta garantir uma dieta saudável e equilibrada: No cardápio: Cinco porções de frutas e legumes por dia, quatro produtos lácteos, cereais (pão, macarrão, arroz) ou legumes em cada refeição e proteínas (carne, peixe, ovos).

O que causa gases do bebê? Os gases ocorrem pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em processo de desenvolvimento. Além disso, alguns alimentos também podem gerar mais gases, mas nesse caso, pelo bebê ainda não estar em fase de introdução alimentar, quem deve ter cuidado com o que ingere vai ser a mamãe.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Quanto à segurança do açaí para mulheres que amamentam, apesar de várias tentativas de caracterizar a influência positiva deste suplemento alimentar na saúde da mulher, basicamente, o único fato que se sabe até agora é que o açaí é um remédio natural para muitas condições, e, portanto, pode ser seguro.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.