Qual fruta libera endorfina?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Portanto, invista em laticínios, lentilha, feijão, grão-de-bico, aveia, centeio, nozes, castanhas, banana, abacate, frutas secas, brócolis, espinafre e chocolate amargo.

abacate

O abacate, por exemplo, é conhecido como “a fruta da felicidade” – e o Band Receitas te conta o porquê. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, o abacate é rico em vitaminas do complexo B e vitamina C.

Como aumentar as endorfinas

  1. Fazer exercício físico. Uma das melhores formas de aumentar a liberação de endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina.
  • Dopamina.
  • GABA.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

Coma e seja feliz com estes 8 alimentos que liberam endorfina

  • Chocolate.
  • Morango.
  • Proteína animal.
  • Laranja.
  • Alimentos picantes.
  • Uva.
  • Nozes e sementes.
  • Ginseng.

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

Endorfina. Junto com a serotonina, a endorfina promove a sensação de bem-estar e recompensa. Por esse motivo, é conhecida como um dos hormônios da felicidade. Ela promove aquela sensação boa de alívio e relaxamento que você sente após treinar, e seu efeito continua sendo sentido mesmo após a prática.

Frutas. Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

A banana
Dentre os alimentos que aumentam a serotonina e a dopamina, a banana, sem dúvidas é um dos que mais se destaca. Sozinha ela não combate a depressão, mas nos proporciona uma dose natural de energia, otimismo e saúde.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

Uma alimentação equilibrada e saudável, à base de legumes, frutas, verduras e cereais, ajuda o corpo a aumentar a produção de ocitocina e outros hormônios do bem-estar. A recomendação é que a dieta contenha alimentos ricos em vitamina C, magnésio, vitamina D e taurina.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias.

5 formas de ativar os hormônios da felicidade: endorfina e serotonina

  1. Praticar atividades físicas regularmente. ...
  2. Alimentação balanceada e saudável. ...
  3. Quer um exemplo? ...
  4. Vida social. ...
  5. A satisfação de cumprir elas. ...
  6. Uso de manipulados para aumentar a endorfina e serotonina.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

Ocitocina é o “hormônio do amor”? A ocitocina é nomeada como o “hormônio do amor” devido ao seu papel nos comportamentos afetivos humanos. Ela aumenta a confiança interpessoal e regula alguns aspectos da cognição, como o olhar “olhos nos olhos” e o amor entre pares.

Praticar esportes como corrida, andar de bicicleta, natação, fazer musculação, yoga, dentre outros, ajuda a aumentar a produção de endorfina na corrente sanguínea e tem diversos benefícios.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.