Qual fruta evita trombose?

Perguntado por: anobrega4 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.

Alimentos como maçã, frutas cítricas e cebola, entre outras frutas, legumes e também chás podem ser fontes do flavonoide. “A rutina provou ser o modelo mais eficaz e seguro para evitar a trombose em modelos animais.

“É muito importante ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia, além de investir em uma alimentação com baixo teor de gorduras, realizar atividades físicas para evitar a obesidade e frequentar consultas médicas regulares ”, adverte a Dra.

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

– cirurgias; – cigarro. Fatores de risco: Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

- Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Consuma de 3 a 4 porções de frutas diariamente.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Consumido com moderação, o chocolate pode ser arma contra o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido por trombose. Um novo estudo descobriu que consumir chocolate realmente reduz em 20 por cento o risco das mulheres sofreram uma trombose.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Assim, o gengibre ajuda a afinar o sangue. Rico em alicina, o alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, prevenindo a obstrução dos vasos sanguíneos. A cúrcuma possui a curcumina, que tem poder antioxidante e melhora a resistência dos vasos sanguíneos.

Tomar bastante água: os rins eliminam as toxinas do sangue pela urina e a água é o veículo que este órgão utiliza para realizar o seu trabalho. A água também mantém os vasos sanguíneos saudáveis e limpos para que o sangue possa circular livremente.

As 10 frutas mais ricas em vitamina K
Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária) Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)

Varfarina, Marevan®, Marcoumar®, dentre outros, são medicamentos prescritos para os pacientes que estão em maior risco para o desenvolvimento de coágulos de sangue, em termos médicos, dizemos que o paciente tem maior risco de trombose.

A pêra tem mais ácido fólico e vitamina K. A quantidade de ferro é mais elevada na pêra e os níveis de fluoreto na maçã são mais elevados. De acordo com o nutricionista João Rodrigues, autor do guia gastronómico 'Duelos de Alimentos', a maçã é a vencedora desta batalha, mas por pouco.

Como evitar:

  1. Evitar ficar muito tempo sentado,
  2. Beber água durante o dia;
  3. Utilizar roupa confortável,
  4. Realizar atividade física pelo menos 2 vezes por semana;
  5. Ter uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais;
  6. Evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. O desprendimento do coágulo pode provocar complicações a curto ou longo prazo.