Qual fruta é bom para o cérebro?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Pratique exercícios físicos. O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.

Suco para memória fraca: maçã

  • Suco de Maçã e Pera.
  • Suco de Graviola e Maçã
  • Suco de Uva e Maçã
  • Suco de Maçã, Banana e Neston.

A vitamina B-1, chamada tiamina, ajuda nas funções básicas das células e no metabolismo de diferentes nutrientes para nos ajudar a obter energia. Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo.

Exercício aeróbico.
Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. A corrida ou os exercícios de resistência se revelam uma prática adequada, mas é suficiente “caminhar a bom ritmo cinco vezes por semana”, segundo Pablo Irimia.

Além da alimentação balanceada, outro ponto indispensável para os cuidados com o cérebro são atividades que estimulam seu funcionamento e o mantém saudável. A prática de exercícios físicos também traz uma série de benefícios, sem esquecer de descansá-lo tendo uma boa noite de sono.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.

4 formas de manter seu cérebro saudável

  1. Exercite-se. Optar por uma atividade física prazerosa auxilia na saúde mental. ( ...
  2. Durma bem. Ter horários para dormir e acordar melhora a saúde do cérebro. ( ...
  3. Alimente-se bem. Frutas vermelhas são alguns dos alimentos que mais beneficiam o funcionamento cerebral. ( ...
  4. Estimule seu cérebro.

Para os fãs de sushi, uma boa notícia: a carne de peixe é um dos melhores alimentos para melhorar funções cerebrais como a memória e a concentração! Isso porque essa carne branca é rica em Ômega 3, um tipo de gordura boa, que possui propriedades anti-inflamatórias.

Sem mais fontes de energia, o cérebro também é prejudicado, perdendo sua função de comandar o corpo. Segundo Barca, os efeitos da fome no sistema nervoso causam tonturas, inconsciências, mudanças de humor, dificuldade de concentração e queda no número de neurônios, o que pode levar à apatia e à depressão.

No cérebro, o excesso de açúcar prejudica nossas habilidades cognitivas e nosso autocontrole. Para muitos indivíduos, o simples ato de comer um pouco de açúcar estimula o desejo por mais. Isso ocorre pois o açúcar tem efeitos semelhantes aos de uma droga no centro de recompensa do cérebro.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Os verdinhos como o brócolis, espinafre, couve e rúcula são ricos em ácido fólico, atua na melhoria do DNA das células cerebrais e ajuda a reduzir significativamente o esquecimento.

Os melhores chás para memória fraca são os ricos em antioxidantes, como chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba.

Chá de alecrim
O alecrim é uma erva aromática que pode melhorar as funções cognitivas – principalmente a memória – a longo prazo. O chá de alecrim também contém terpenos, compostos que estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro; por isso, é um ótimo chá para estimular o cérebro.

5 Vitaminas que ajudam a manter sua saúde mental em dia

  • Vitaminas e o bom funcionamento do cérebro.
  • 1 – Vitaminas do Complexo B.
  • 2 – Selênio.
  • 3 – Vitamina D.
  • 4 – Magnésio.
  • 5 – Cúrcuma.
  • Vitaminas e Saúde Mental.

Falando especificamente em alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados. Isso porque eles costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans — substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

Ácidos graxos essenciais presentes em nozes, sementes, abacate e peixes são bons para desenvolver o cérebro, assim como o alecrim e açafrão. Tente também fazer as refeições na companhia de outras pessoas quando puder - a socialização reforça os benefícios de uma boa dieta saudável no cérebro.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.