Qual fruta é bom para enjoo na gravidez?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.

Os alimentos frios como iogurte, gelatina, picolé de fruta ou saladas ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, além de serem leves e de fácil digestão, pois durante a gravidez a digestão é mais lenta devido às alterações hormonais, o que pode provocar mais enjoo.

Vale diminuir o consumo de sanduíches, salgadinhos, tortas, bolos, pão de queijo, batata, pães e guloseimas em geral. Além de mais pesados, esses alimentos são de digestão lenta, exigindo muito do organismo.

Alimentos gelados
Dentre os alimentos gelados que uma pessoa pode consumir enquanto estiver enjoada temos a gelatina, o sorvete, sucos, água gelada, iogurte, frutas geladas, cremes gelados e picolés.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Frutas não recomendadas na gravidez

  • Cereja. As cerejas concentram alguns açúcares simples. ...
  • Cítricas. As frutas cítricas são recomendadas por seu conteúdo significativo de vitamina C. ...
  • Sucos não pasteurizados. Sucos não pasteurizados devem ser evitados durante a gravidez, pois são uma possível fonte de infecção.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

Frutas, como abacate, abacaxi, banana, caqui, laranja, maçã e morango, são indispensáveis à dieta da gestante. O abacate é a fruta que apresenta maior teor de folato quando comparado às demais frutas. Além disso, ele é rico em fibras, colina e vitaminas B, C, K.

O vômito excessivo prejudica o bebê? Em geral não há consequências do excesso de vômito para o bebê, mas embora sejam raras, podem ocorrer algumas situações como o bebê nascer com baixo peso, ter um parto prematuro ou desenvolver um baixo QI.

Gente é impressionante, na hora exata que você toma o enjôo passa!
...
Nada mais é do que:

  1. Esprema o suco de 1/2 limão em 100ml de água gelada.
  2. Adicione 1 pitadinha de SAL e misture bem.
  3. Beba e experimente o alívio imediato deste santo remedinho.

De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a gestação de um menino, dá mais fome na grávida do que a gestação de uma menina.

Alimentos “secos” como cereais integrais, pão (sem ser ainda quente), tostas (sem recheios e açúcares) são também melhor tolerados e podem ser uma opção. Comer lentamente e mastigar bem os alimentos é também essencial para que não fique tão enjoada.

O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro.

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus.

Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação. Algumas mulheres com menos sorte permanecem com náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não as tem mais.