Qual fruta é boa para quem amamenta?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A mãe deve sempre dar preferência a frutas, com exceção da manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia, que devem ser digeridas mais demoradamente. Os vegetais têm liberdade para o consumo, com destaque para o agrião, aipo, rúcula e alface.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Conheça 5 hábitos que podem aumentar a produção de leite materno:

  • 1- Tome bastante água:
  • 2- Mantenha uma alimentação saudável:
  • 3- Olhe para o bebê durante a amamentação:
  • 4- Equilíbrio emocional:
  • 5- Amamente com frequência:

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

O que não comer quando está amamentando?

  1. Alimentos embutidos não são bons durante a amamentação. ...
  2. Evite frituras no período de aleitamento. ...
  3. Comidas ultra processadas não são indicados para lactantes. ...
  4. Alimentos com muito açúcar devem ser evitados na amamentação. ...
  5. Evite farinha branca e carboidratos simples.

O que comer e o que evitar durante a amamentação

  • ASPARTAME: Consumo não indicado. ...
  • ALIMENTOS QUE CAUSAM GASES: Consuma com moderação. ...
  • INDUSTRIALIZADOS: Consuma com moderação. ...
  • CAFEÍNA: Consuma com moderação. ...
  • BEBIDAS ALCOÓLICAS: Consumo não indicado. ...
  • HIDRATAÇÃO. ...
  • ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. ...
  • PRODUTOS ORGÂNICOS.

A amamentação pode dar sede, por isso é importante se manter bem hidratada. Qualquer pessoa deve ingerir de seis a oito copos de líquido por dia – e mais ainda quando amamenta. Como regra geral, beba um copo de água, leite ou suco de frutas sem açúcar sempre que estiver amamentando.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Os carboidratos fermentáveis presentes em vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, e também em grãos como trigo e centeio, em alguns casos, podem estar relacionados às cólicas e mal-estar em bebês.

Alimentos ricos em cálcio
Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.

Quando se amamenta são recomendados: Vegetais como couve-flor, abóbora, pimentos e feijão. Fruta como laranjas, melão, maçãs, mirtilos, pêssegos e ameixas.

Para adaptá-las na rotina alimentar, você pode inserir frutas como manga, mamão, abacaxi, morango e laranja no café da manhã e nos lanches ao longo do dia, por exemplo.

Em se tratando do chocolate na amamentação, a nutricionista Lucina Costa explica o seguinte: “Você pode comer desde que seja uma quantidade pequena e não uma barra inteira de chocolate. Há casos muito extremos em que o bebê tem alergia ao leite materno depois que a mãe come chocolate”.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.