Qual fruta é boa para peidar?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal. Elas diminuem a prisão de frente, contribuindo para a eliminação eficiente das fezes, o que acaba também resultando em um volume menor de gases.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Naturais, com grandes quantidades de fibras e água, as frutas laxativas auxiliam no funcionamento do intestino e no combate à prisão de frente. São indicadas em porções três vezes ao dia e as únicas contraindicações são para quem sofre de diarreia crônica ou Doença de Crohn.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

O arroz é o único amido que não provoca gás. Alguns hidratos de carbono - como fibras, amidos e açúcares - podem também provocar flatulência pela ausência ou insuficiência de determinados tipos de enzimas, não sendo digeridos ou absorvidos pelo intestino delgado.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Os excesso de gases é um dos sintomas de câncer de intestino. Entretanto, somente a flatulência excessiva não é o suficiente para diagnosticar a doença. Ou seja, para que seja levantada a hipótese de câncer de intestino, o excesso de gases precisa ser acompanhado de outros sintomas mais específicos.

ameixa

Rica em fibras solúveis (polpa) e insolúveis (casca), a ameixa melhora o trânsito das fezes porque aumenta a absorção de água durante a formação do bolo fecal. Além das fibras, a fruta ainda é rica em sorbitol, que também ajuda a amolecer as fezes e facilita no processo da evacuação.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

7 dicas simples para soltar o intestino preso

  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Mastigar bem os alimentos. ...
  3. Beber alguns chás laxantes. ...
  4. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  5. Fazer massagens na barriga. ...
  6. Praticar exercício físico regularmente. ...
  7. Estabelecer um horário.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Os principais sinais que indicam o acúmulo de gases intestinais são:

  • Flatulência;
  • Inchaço e/ou estufamento na barriga;
  • Distensão no abdômen;
  • Fadiga;
  • Dor abdominal em forma de pontadas.

"Quando consumida de forma exagerada, a banana pode causar flatulência, pois também é rica em fibras solúveis e amido, que são de difícil digestão", explica.

Continuar lendo Como peidar mais fácil?