Qual fruta corta o efeito do álcool?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Laranja e Tangerina, por serem ricas em vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool; Banana, que contém potássio, magnésio e vitamina B6, auxilia na redução dos sintomas da ressaca.

Mas vocês sabiam que algumas frutas não são recomendáveis para se misturar com álcool? É isso mesmo. Estudos mostram que as frutas como: pitaya, maracujá, carambola, limão siciliano, jambo e laranja induziram a algum grau de comprometimento do fígado.

Frutas. As opções com maior composição de água ajudam na hidratação e eliminação de toxinas. Melão, melancia, morango e abacaxi são ótimas opções.

A água e a gordura retardam a absorção de álcool pelo sangue, por isso o indicado é, antes de beber, ingerir alimentos ricos nesses componentes, como as frutas vermelhas e o abacate.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

Alimentos ricos em água, como melancia, água de coco e chás podem ser uma excelente alternativa na recuperação do organismo após o consumo elevado de álcool. Já o ovo e o gengibre são ótimos no processo de desintoxicação.

Tente beber um copo d'água para cada bebida alcoólica ingerida. É difícil fazer isso, e você vai fazer bastante xixi, mas tente. A hidratação é fundamental para manter as funções cerebrais adequadas.

Confira abaixo!

  • Forre o estômago com alimentos digestivos.
  • Evite misturar bebidas alcoólicas.
  • Evite cafeína e capriche na hidratação.
  • Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool.
  • Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.

Bananas – A banana é um lanche excelente e portátil para se comer antes de beber, pois ajuda a retardar a absorção do álcool. Além disso, são ricas em potássio, o que pode evitar desequilíbrios nos eletrolíticos associados ao consumo de álcool (10).

Embora a sensação de mal estar diminua, o corpo continua a sofrer com os efeitos da intoxicação pelo álcool caso você não dê a devida atenção à alimentação no dia seguinte. “Os refrigerantes fazem com que o álcool em excesso se dissipe e isso alivia a sensação ruim.

Laranja e Tangerina, por serem ricas em vitamina C, auxiliam o fígado a quebrar as moléculas do álcool; Banana, que contém potássio, magnésio e vitamina B6, auxilia na redução dos sintomas da ressaca.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica. Fonte: USP.

A ressaca na manhã seguinte é um sinal forte de desidratação. Para curar isso, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido.

Portanto, não esqueça de produtos para aliviar esse mal estar, como Engov, Estomazil, Eno, Epocler ou Sonrisal.