Qual fruta contém zinco?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Abacate

Abacate. Outro ingrediente que não pode faltar na lista de alimentos ricos em zinco, o abacate também é fonte de ômega-9, potássio, carboidratos e fibras. Aliás, graças a esses nutrientes, a fruta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, regula colesterol e triglicerídeos.

As manifestações da deficiência de zinco podem ser sutis e afetar muitos sistemas de órgãos. São manifestações comuns cicatrização tardia de ferida, comprometimento do paladar, perda de apetite, queda de cabelos, problemas de fertilidade e maior susceptibilidade a infecções.

A deficiência de zinco tem muitas causas, incluindo várias doenças, transtorno por uso de álcool e o uso de diuréticos. As pessoas perdem o apetite, têm queda de cabelo e podem se sentir lentas e perder o paladar.

A falta de zinco no organismo é causada principalmente por um consumo alimentar inadequado. Assim, uma boa alimentação pode ajudar a prevenir a deficiência desse mineral.

Gema de ovo
Muita gente ignora a gema do ovo e fica só com a clara pelo fato de ela ser rica em colesterol. Mas, na verdade, seu consumo moderado também pode trazer benefícios para a saúde - como contribuir para o aumento da quantidade de zinco no organismo. A quantidade é de 5 mg para cada 100 gramas.

Mesmo que esse mineral seja essencial para o nosso organismo, consumi-lo em excesso (mais de 50 miligramas por dia durante semanas), pode fazer mal à saúde. Isso acontece por causa da relação do mineral com as moléculas de cobre no organismo.

Acredita-se que o zinco é essencial para a ação de aproximadamente 100 enzimas diferentes, além de participar da síntese de proteínas, divisão celular, síntese de DNA, cicatrização, estimula a produção hormonal e melhora a qualidade sensorial do paladar e olfato.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre.

vitamina C

O zinco e a vitamina C estão presentes em diversos alimentos que fazem parte da alimentação diária da maioria das pessoas. Alimentos ricos em zinco incluem: ostras, carne vermelha, fígado, espinafre, miúdos, ovos, nozes e leguminosas 8.

A recomendação diária do mineral é de 8mg para mulheres e 11mg para homens acima de 19 anos.

As fontes de zinco de origem animal incluem carne bovina, peixe, aves, leite, queijos e frutos do mar. Esse micronutriente também está presente em alimentos de origem vegetal, como feijão, cereais de grãos integrais, nozes, amêndoa, castanha de caju e semente de abóbora.

Uma boa alternativa é a suplementação com as cápsulas de Zinco Bisglicinato. O nome Zinco Bisglicinato parece complicado, mas significa que o corpo vai receber a quantidade necessária do mineral de forma rápida e eficiente.

Por que fazer o exame Zinco Sérico? A análise dos níveis de zinco sérico faz parte dos exames de rotina e é utilizada para monitorar a capacidade do organismo em combater infecções e produzir células para a cicatrização de feridas, além de diagnosticar em casos de ingestão em níveis baixos e altos.

O ideal é ingerir o zinco com um intervalo de uma hora antes ou depois das refeições. Isso porque alguns alimentos diminuem a sua absorção pelo corpo.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

Em geral, a absorção de zinco é maior em uma dieta rica em proteínas animais do que em dietas com proteínas vegetais, como a da soja (3). Ferro, cálcio e acido fólico podem influenciar a biodisponibilidade de zinco (1).