Qual fruta a vaca pode comer?

Perguntado por: opires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.

Cada 100 kg de laranja geram 3,4 kg de polpa cítrica seca e peletizada, que é amplamente procurada e explorada por pecuaristas e nutricionistas para ser fornecida para uma ampla variedade de animais, bezerros, vacas de leite, gado em recria e/ou terminação.

As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.

No caso específico do abacate, diversos estudos comprovam que ele é potencialmente tóxico para diversas espécies de mamíferos, como ratos, camundongos, coelhos, cavalos, vacas e cabras, bem como para algumas aves.

Embora a dieta principal de uma vaca deva sempre consistir em forragem como feno e grama, ela pode e comerá frutas, incluindo melancia!

Quanto às recomendações práticas de utilização deste ingrediente na dieta de bovinos, é prudente não exceder 30% da MS da dieta. Contudo, mais pesquisas são necessárias.

As vacas leiteiras passam de 4 a 5 horas por dia ingerindo alimentos e apenas 20 a 30 minutos por dia bebendo água. Assim, facilitar o acesso à água é um fator crítico para atender às suas necessidades de hidratação.

As cascas do maracujá e do cacau devem ser usadas como alternativa de alimentação de ruminantes na época de seca ou quando não há pastagem. Ele não deve ser inserido na alimentação de vacas leiteiras.

Uma especialista em nutrição animal falou ao La Nacion que não há problemas em alimentar os bovinos com limão.

A abóbora pode ser usada para ali- mentação das vacas leiteiras e devido ao seu sabor adocicado e por sua suculência é muito apreciada pelos animais. Deve ser distribuída no cocho picada e de preferência junto com outros alimentos mais grosseiros como silagens, feno e capim elefante pica- do.

Para Roberto, uma vaca feliz precisa ter disponibilidade de comida 20 horas por dia, seja no pasto ou no cocho, água limpa à vontade e condições para ficar deitada, ruminando, pelo menos 13 horas por dia. “A rotina também tem que ser privilegiada”, afirma Roberto.

Segundo o site Ananova, as vacas já não vivem sem o legume na hora das refeições, por mais pastagem e feno que tenham à disposição. "Elas são loucas por cenouras.

O grão de milho é o principal cereal energético utilizado em dietas para vacas leiteiras no Brasil.

O farelo de arroz integral pode ser usado como fonte de gordura, totalizando 6% de gordura bruta na dieta de vacas leiteiras na fase inicial da lactação.